Guimarães celebra em abril 50 anos de Liberdade

Iniciativa tem como principal objetivo comemorar a Democracia e a Liberdade que, desde 25 de abril de 1974, se instaurou em Portugal.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Na manhã de segunda-feira, 02 de abril, o café Milenário, no Largo do Toural, foi palco da apresentação do programa deste ano do “Abril com Cantigas de Maio”.

O evento, dinamizado pelo município, conta com a colaboração de várias entidades vimaranenses, com destaque para o Cineclube de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento, o Circulo de Arte e Recreio ou a Associação Convívio, cujos representantes estiveram presentes na sessão.

O programa, “diversificado, eclético e democrático”, assim apresentado pelo município, e definido para celebrar 2024 – 50 anos do 25 Abril em Guimarães, pretende, através das suas várias expressões e performances artísticas, como a música, as artes plásticas e outras e de espaços de conversa, debates e partilha de ideias, “percorrer as várias gerações, idades, ideologias, demonstrando o valor da liberdade adquirida em 1974 e o enfoque na sua continuidade e melhoria”.

Destaque ainda para o cixclo de conferências “Conversas em Liberdade”, promovido pela Sociedade Martins Sarmento, e para o Cineclube que projetará um ciclo de filmes e apresentará o trabalho fotográfico de Santos Simões que, pelas palavras de Carlos Mesquita, era um “excelente fotógrafo”.

Já esta quarta-feira, dia 03 de abril, começaram as visitas guiadas e consultas de documentos sobre o 25 de abril no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

Entre as iniciativas estão previstos espetáculos musicais, como um concerto do pianista vimaranense Pedro Emanuel Pereira no dia 20 de abril, pelas 21h30, no Teatro Jordão, comentado por António Vitorino D’Almeida, ou o habitual concerto Sons da Liberdade, na noite de 24 de abril, pelas 21h30, no Grande Auditório Francisca Abreu do Centro Cultural Vila Flor,  pela Banda da Sociedade Musical de Pevidém e Coro da Liberdade.

Antes, no dia 19 de abril, sexta-feira pelas 21h30, haverá Canções de Cantores de Intervenção, no Auditório da Sociedade Musical de Pevidém, pelo Orfeão de Guimarães.

Quanto às Artes Plásticas, e dinamizado pelo CIC – Centro Infantil e Cultural de Guimarães, no dia 28 de abril, nascerá um mural no Largo do Toural, com dez metros, cuja participação é livre, aberta à população, anunciou Torcato Ribeiro, em representação do Centro.

No dia 25 de abril, pelas 11h00, decorrerá no Teatro Jordão a Sessão Solene da Assembleia Municipal, com as habituais intervenções políticas de todos os partidos com representação neste órgão autárquico. À mesma hora, no Largo Condessa do Juncal, a Banda Musical de Caldas das Taipas apresenta o Concerto Comemorativo do 25 de abril.

Também a 25 de abril, a partir das 15h30, no Coreto dos Jardins da Alameda, vários artistas vimaranenses apresentam o espetáculo musical “50 anos de Abril”. E, durante todo o dia, decorrerá o “Descolar para a Liberdade” com a organização a cargo da Tempo Livre, numa iniciativa direcionada para as crianças que frequentam as escolas de 1º ciclo, do concelho de Guimarães.

Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, destacou e agradeceu o trabalho das associações presentes na dinamização das iniciativas, ao longo dos anos, relacionadas com as celebrações do 25 de abril em Guimarães.

E lembrou ainda a produção da série televisiva “25 – Guimarães Daqui Houve Resistência”, que tem por base o livro de César Machado, também presenta na sessão, e que vai lembrar que, para além das ações em Lisboa, também houve resistência a norte, e a partir de Guimarães. T

A série de cinco episódios será produzida pela Olho de Vidro – Associação Cinematográfica de Guimarães, para a RTP 1, e deverá estrear em novembro de 2024, anunciou César Machado.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES