Guimarães celebra primeiro aniversário da elevação de Couros a Património Mundial

De 19 a 22 de setembro, Guimarães celebra a elevação da Zona de Couros à categoria de Património Mundial com um programa recheado de música, arte e partilha.

© Câmara Municipal de Guimarãe

Na quinta-feira, dia 19, no tetaro Jordão, acontecerá a cerimónia de abertura das comemorações com o lançamento do livro-síntese da candidatura do Centro Histórico de Guimarães e Zona de Couros ao Património Mundial. A entrada é livre até ao limite da lotação do auditório, mediante levantamento de bilhetes em distribuição nas bilheteiras de A Oficina.

Entre quinta-feira e domingo, dia 22, há espetáculos imersivos a decorrer nos Tanques de Couros, entre as 20h30 e as 24h00, com a recriação virtual de algumas cenas do trabalho de couro através da utilização várias tecnologias como vídeo mapping, projeção holográfica, light design e sonorização.

Também nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, o Largo do Trovador vai receber, às 21h30, um espetáculo musical designado de “O Património são as Pessoas”. O espetáculo junta os Jovens Cantores de Guimarães e a população local.

 

 

No dia 20, sexta-feira, pelas 14h00, há “Conversa Descomplicada” na Pousada da Juventude, uma conversa informal, à volta da mesa de café, em torno dos conceitos de Património Mundial, o que é que isso significa, para a cidade e para quem cá vive e trabalha. O que sabemos sobre as pessoas que o criaram, que investiram nele no passado, e onde gostaríamos de continuar a investir no futuro. A “Conversa Descomplicada” terá como convidados Ricardo Rodrigues, da Câmara Municipal de Guimarães, e Rui Vítor Costa, da Associação Muralha.

Na sexta-feira e no sábado, pelas 18h30, dá-se o percurso performativo “Meio Caminho”, com o ponto de encontro a acontecer na Alameda de S. Dâmaso e a terminar
nos jardins do Palácio Vila Flor.

Centrada no bairro de Couros, esta visita pretende revelar histórias para além das visíveis, a partir de relatos e de partilhas recolhidas na população que hoje vive, trabalha ou estuda nesta zona da cidade. A iniciativa está limitada à participação de 20 pessoas. No domingo, a iniciativa repete-se, mas pelas 11h00.

Na noite de sexta-feira, o Largo do Toural acolhe os The Gift, que prometem alegrar a noite de todos os presentes. O espetáculo designado por Coral Histórico, arranca às 21h30.

Guimarães homenageia Fernando Távora

No primeiro aniversário da ampliação da zona classificada como Património Mundial da UNESCO, o Município de Guimarães homenageia ainda o arquiteto Fernando Távora e invoca a memória da antiga indústria de curtumes, através de um conjunto de nove imagens: quatro desenhos da autoria do arquiteto e cinco fotografias alusivas à Zona de Couros e ao Trabalho.

Fernando Távora teve um “contributo preponderante” no processo de recuperação do Centro Histórico, classificado em 2001, lembra o município.

A 19 de setembro de 2023, acrescenta, a área classificada de Guimarães foi alargada para perto de 40 hectares, num “reconhecimento internacional da relevância de um património industrial indissociável do desenvolvimento económico de Guimarães”.

As imagens desta exposição sobre o arquiteto português encontram-se distribuídas pelas praças e largos projetadas por Fernando Távora: Largo Cónego José Maria Gomes, Praça de São Tiago, Largo da Misericórdia e Largo Condessa do Juncal. A exposição poderá ser visitada entre 19 e 30 de setembro.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES