Guimarães celebrou o Dia da Criança com o “Hospital dos Bonequinhos” e atividades para famílias

O Dia da Criança foi assinalado, este domingo, 01 de junho, em Guimarães, com a realização do “Hospital dos Bonequinhos”, uma iniciativa lúdico-pedagógica que transformou o universo da saúde numa experiência educativa.

© CMG

A atividade contou com o envolvimento de alunos e profissionais da área da saúde, em especial com os estudantes de Medicina da Universidade do Minho, através do seu núcleo de alunos. Ao longo do dia, as crianças foram convidadas a levar os seus peluches “doentes” para uma visita médica muito especial. Nesta viagem imaginária pelo mundo da saúde, os mais pequenos puderam conhecer diferentes “especialidades”, passando pela triagem, consulta médica, exames de imagem (como raio-X e TAC), cuidados dentários e conselhos sobre alimentação saudável.

Além das atividades pensadas para as crianças, também os adultos foram envolvidos num programa complementar de conversas informais sobre temas atuais da saúde e da parentalidade. O dia contou com momentos dedicados à Saúde Mental, Nutrição, a importância do Brincar e ainda com o debate “À mesa com a família”, moderado por Raquel Corval e Vanessa Moutinho. A sessão teve a participação de Adelina Pinto, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, que sublinhou a importância de iniciativas que envolvam a comunidade na promoção da saúde e do bem-estar desde a infância.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS