GUIMARÃES DÁ AS BOAS VINDAS À PRIMAVERA COM FESTA DE QUATRO DIAS NO LABORATÓRIO DA PAISAGEM

Exposições, mercado biológico e de produtos tradicionais, oficinas, workshops, showcookings, teatro e dança, são algumas das propostas de um programa desenhado para todas as idades.

De 21 a 24 de março o Laboratório da Paisagem organiza a quinta edição da Festa da Primavera, com um programa para receber a estação mais florida do ano.

Na quinta-feira, dia 21, celebra-se o dia da árvore, no qual serão plantadas centenas de árvores autóctones em diversos locais do concelho, numa ação do projeto “Guimarães Mais Floresta” que juntará escolas, empresas e associações vimaranenses. O Grupo de Fados da Vila das Taipas subirá ao palco do auditório do Laboratório da Paisagem para uma noite cheia de tradição, num concerto musical co-organizado com a Associação Vencedores do Cancro Unidos pela Vida.

O sábado a programação arranca às 09h30 e prolonga-se até à noite. De manhã, para além da abertura do Mercado Biológico e Feira de Artesanato, há uma Oficina de Cogumelos em borras de café. Uma atividade que carece de inscrição obrigatória. Ainda de manhã, a jovem escritora vimaranense Cristina Araújo apresentará o livro infantil “Criaturas do Planeta Azul” e está marcada uma saída de campo juntamente com a Associação Montículo: “Alecrim aos molhos e outras plantas silvestres”. Para a hora de almoço há duas propostas para a cozinha, uma para adultos e outra para crianças. Os adultos estão convidados a participaram no Showcooking da Slow Food Porto, com o Chef Rui Dias. À mesma hora o Cor de Tangerina propõe para as crianças “Pizza Mini-Chefs”. Para estas duas atividades os interessados devem inscrever-se.

A tarde de sábado da Festa da Primavera faz-se ainda com uma exposição de camélias, uma atividade de educação ambiental, “Cientistas por um dia – Insetos à lupa”, uma conversa informal onde se abordará a “Alimentação, que caminho?”, um workshop sobre plantação, poda, enxertia e manutenção de camélias, um teatro interativo “Harry Potter e a viagem da biodiversidade” e um Showcooking com o único Chef vimaranense com uma estrela Michelin, António Loureiro. O dia encerará com uma saída de campo onde se procurará a biodiversidade existente na Veiga de Creixomil.

No domingo de manhã as propostas passam por atividades físicas, como um passeio de bicicletas em flores pela Veiga, com a possibilidade de aluguer de bicicletas da Get Green, disponibilizadas no Laboratório da Paisagem e de aulas de Pilates e de Yoga, com monitores da Tempo Livre.

O dia prosseguirá com plantação de árvores autóctones na Veiga de Creixomil, em mais uma ação do “Guimarães Mais Floresta”. Para a tarde estão agendados três workshops, um sobre detergentes ecológicos com produtos alimentares, outro sobre cosmética natural e ainda um outro destinado às crianças sobre identificação de andorinhas. Haverá ainda lugar para uma oficina de construção de ninhos e comedouros. A Festa da Primavera 2019 encerrará ao ritmo das danças do projeto “Pé de Dança”, do professor Pedro Andrade.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?