Guimarães dá novo passo para uma cidade mais sustentável
Projeto conta com um investimento significativo por parte do município e governo central.


Guimarães está a implementar um ambicioso projeto de gestão de resíduos, através da separação dos resíduos orgânicos, num projeto que avança para a segunda fase e que conta com um investimento significativo por parte do município e do governo central. A nova fase conta com alargamento do território abrangido para Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte, Urgezes e N101.
Sofia Ferreira, Vereadora do Ambiente e da Ação Climática, afirma que “esta estratégia inclui a expansão da recolha seletiva dos orgânicos, atingindo 40% da população, e da compostagem comunitária para todas as freguesias do concelho”. A Empresa Municipal Vitrus é a responsável pela recolha.
“Guimarães fica em posição de antecipar as metas nacionais para a recolha desta fração e da importância deste projeto para a neutralidade climática 2030, da Missão das 100 Cidades, que Guimarães assumiu”, acrescentou.
Dalila Sepúlveda, responsável pelo projeto, explicou numa reunião com os presidentes das juntas de freguesia abrangidas, que a adoção do sistema de recolha porta-a-porta tem tido maior adesão da população do que a utilização de contentores de proximidade.
Quanto à compostagem doméstica, os números superaram as expectativas e existem cada vez mais aderentes. No primeiro ano foram distribuídos 600 compostores por todo o concelho. Além disso, para incentivar ainda mais a participação, o município isenta a taxa de gestão de resíduos a quem promover a compostagem doméstica.
A estratégia inclui seis etapas: recolha seletiva na origem comunitária; recolha seletiva na origem doméstica; recolha de resíduos verdes por agendamento; recolha seletiva de biorresíduos nas habitações; recolha seletiva no canal Horeca (restauração e similares); e recolha seletiva nos restantes utilizadores não domésticos.
As freguesias escolhidas para iniciar o projeto são aquelas que possuem maior número de habitantes, com o objetivo de maximizar o impacto e o sucesso da iniciativa.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 19, 2025
A associação Curtir Ciência alterou a sua denominação para deixar de fazer referência à Rede Ciência Viva, da qual deixou de fazer parte em março do ano passado, por não preencher as condições.
Abril 18, 2025
Na próxima jornada, a equipa de Moreira de Cónegos recebe o Nacional, dia 27.
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.