Guimarães é a quinta melhor cidade a norte para viver, visitar e fazer negócios
Resultados anuais do ranking da consultora Bloom Consulting.
Já são conhecidos os resultados anuais do ranking da consultora Bloom Consulting sobre os melhores municípios do país para viver, visitar e fazer negócios.
Entre os 86 municípios que compõem a região norte, a cidade berço voltou a conquistar o quinto lugar entre as melhores cidades para visitar, viver e fazer negócios. Ainda assim, desceu um lugar face ao ano passado. Porto, Braga, Vila Nova de Gaia e Matosinhos lideram a tabela.
A nível regional, destaque ainda para o indicador viver, no qual a cidade berço ocupou o 5º lugar, precedido pelas mesmas cidades líderes no norte. No âmbito dos negócios, alcançou o 3º lugar, atrás de Porto e Braga. A nível turístico, apenas conquistou o 7º lugar, depois de Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Matosinhos, Viana do Castelo e Póvoa de Varzim. Face ao ano anterior, registou uma descida significativa de dois lugares na tabela.
Posicionamento a nível nacional
Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Sintra são as cidades referência a nível nacional. Todas consolidaram as suas posições, em 2022. No top 20, surge a cidade berço, que ocupa da 17ª posição, três lugares abaixo do ano anterior.
Ainda assim, as suas cidades vizinhas a norte ocupam lugares semelhantes ou mesmo abaixo na tabela classificativa, como por exemplo Matosinhos (16º), Viana do Castelo (19ª), Póvoa de Varzim (32), Vila Nova de Famalicão (31), Santo Tirso (52) e Fafe (66).
Relativamente aos indicadores Viver, Visitar e Negócios, a cidade berço consolidou-se no 19º 25º, 11º lugares respetivamente.
O Portugal City Brand Ranking nasceu em 2014 e consiste na medição do desempenho socioeconómico dos 308 municípios portugueses nas dimensões de Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento). Para tal, são analisados e contrastados diversos dados estatísticos relevantes a nível económico turístico e social provenientes de fontes de informação oficiais dos portais INE e Pordata.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 5, 2024
Tiago Castro calou a mágoa e a revolta durante cinco anos. Na verdade, tentou não alimentar um assunto que o mói, que o incomoda, e que o vai acompanhar ao longo da vida.
Dezembro 5, 2024
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) refere que tem recebido denúncias sobre o funcionamento do serviço de Finanças de Guimarães.
Dezembro 5, 2024
A agenda da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal de Guimarães está agendada para dia 13 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho.