Guimarães é a terceira cidade portuguesa que melhor fala inglês, indica relatório do EF EPI
De acordo com um relatório do EF English Proficiency Index (EF EPI), Guimarães é a terceira cidade de todo o país onde se fala melhor a língua inglesa, apenas atrás de Coimbra e Braga.

O estudo dá conta que Guimarães registou 623 pontos, número que coloca a cidade berço no nível “Muito Alto”. Só Coimbra, que surge na primeira posição com 636 pontos, e Braga, que está no segundo lugar com 625, superam Guimarães no ranking.
Segundo a investigação, Guimarães está à frente de cidades como Porto (622), Aveiro (622), Lisboa (609), Leiria (606) e Setúbal (587).
Além disso, o estudo coloca Portugal como o oitavo país que fala melhor inglês em todo mundo, estando no nível “Muito Alto”. Os Países Baixos lideram o ranking mundial, com 647 pontos, seguindo-se Singapura (631) e Áustria (616), que encerram o pódio. À frente de Portugal estão ainda Dinamarca (615), Noruega (614), Suécia (609) e Bélgica (608).
Segundo o EF EPI, que analisa dados de mais de 2,2 milhões de falantes não nativos de inglês em 113 países e regiões, o distrito de Braga está no segundo lugar no ranking nacional, com 622 pontos. Coimbra surge na primeira posição, com 629 pontos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 29, 2025
Inicialmente, tal como foi noticiado, a oficialização ia acontecer esta segunda-feira, dia 28.
Abril 29, 2025
A Câmara pretende expandir a instalação de painéis solares e investir em baterias mais eficientes, que permitam acumular energia para utilização em situações de emergência.
Abril 29, 2025
Numa reunião extraordinária realizada esta segunda-feira, 28 de abril, o Executivo Municipal de Guimarães apresentou os projetos estruturantes para o futuro da mobilidade no concelho. O grande destaque vai para o sistema de transporte público coletivo em via dedicada, com aposta firme no MetroBus (BRT – Bus Rapid Transit), apontado como solução viável e sustentável.