Guimarães é a terra das “Carnes e Caldos” no Minho Gastronómico

O Município de Guimarães integra o programa “Minho Gastronómico”, sob o lema “Experimentar com a alma, provar com o coração”, numa iniciativa promovida pelo Consórcio Minho IN, englobando os 24 municípios da região do Minho através das Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

© Direitos Reservados

A apresentação do programa decorreu esta segunda-feira em Viana do Castelo, onde ficou patente a “união de esforços para a promoção da região no seu todo através da gastronomia”, pode ler-se na nota enviada pela Câmara Municipal de Guimarães às redações.

O “Minho Gastronómico” começa em Viana do Castelo (7,8,9 outubro), com os pratos de doces, passando por Braga (21, 22 e 23 de outubro) com o peixe e termina em Guimarães (4, 5 e 6 de novembro) com os pratos de Carnes e Caldos.

O evento gastronómico a realizar na cidade berço assenta nos conceitos da “degustação conhecimento e animação”, explicou o vereador do Turismo de Guimarães, Paulo Lopes Silva, no sentido de “reavivar rituais e tradições, valorizar e interpretar a sabedoria das comunidades, assim como promover boas práticas rurais”, mas também “repensar a alimentação, a qualidade dos produtos e das produções”, com o acompanhamento dos chefs António Loureiro, Álvaro Dinis e Liliana Duarte que serão os consultores gastronómicos. Estão previstas ainda a realização de residências gastronómicas na zona de Couros, integrando o programa do Bairro C.

Para o evento de Guimarães, destacam-se algumas iniciativas como showcooking e degustação, fogueira da memória, mercadinho biológico e tasquinhas, residências gastronómicas, apresentações, jantares sensoriais, workshops, visitas às Hortas Pedagógicas, e ainda um programa de restaurantes aderentes.

Paralelamente, decorrerão concertos com música ao vivo, animação com Dj’s e jogos para crianças. O programa terá ainda a zona de palestras que vai ser ocupada por um ciclo de conversas relacionadas com vários temas, desde a alimentação saudável, sustentabilidade e produtos endógenos.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?