Guimarães é Capital Verde Europeia 2026
Guimarães (Portugal) levou a melhor sobre as cidades de Heilbronn (Alemanha) e de Klagenfurt (Áustria), e, à terceira, conseguiu o título de Capital Verde Europeia 2026. O anúncio foi feito em Valência, esta quarta-feira, dia 27, no decorrer de uma cerimónia.
A cidade agora galardoada com o título de Capital Verde Europeia vai receber um prémio monetário de 600 mil euros, destinado a apoiar ações-chave nas sete áreas de indicadores ambientais e a organizar eventos de sensibilização, com e para os cidadãos.
A Capital Verde Europeia, iniciada em 2010 pela Comissão Europeia, promove cidades sustentáveis, reconhecendo anualmente uma cidade “líder nos padrões ambientais e metas ambiciosas de sustentabilidade urbana e combate às alterações climáticas. Essas cidades servem como modelos inspiradores para outras, liderando transformações sociais e implementando o Pacto Ecológico Europeu”, segundo a organização.
Guimarães, recorde-se, é também uma das três cidades portuguesas que integram a “Missão Cidades”, uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo tornar 100 cidades europeias climaticamente neutras até 2030, ou seja, 20 anos antes do objetivo de Portugal e da própria União Europeia. À terceira foi de vez, até aqui, Lisboa, tinha sido a única cidade portuguesa a arrecadar o selo de Capital Verde Europeia.
Portugal fez o pleno. É que a cidade de Águeda venceu hoje o título Folha Verde da Europa.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 21, 2024
O Moreirense sofreu, este sábado, dia 21, a primeira derrota em casa, desta feita frente ao FC Porto, por 0-3.
Dezembro 21, 2024
A Junta de Freguesia de Aldão organiza na noite deste sábado, 21 de dezembro, um Concerto Solidário de Natal.
Dezembro 20, 2024
Inserida numa estratégia de crescimento e solidificação da marca, e de aproximação ao cliente, a MOOD imobiliária inaugurou na tarde desta sexta-feira, dia 20 de dezembro, o seu novo espaço na Rua de Santo António, em Guimarães.