Guimarães e Fafe: Quatro detidos pela GNR por caça ilegal em área de proteção
O Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), deteve nesta quinta-feira, no dia 9 de outubro, quatro homens, com idades entre os 35 e os 80 anos, por prática de caça em área de proteção, nos concelhos de Guimarães e Fafe.

© GNR
As detenções ocorreram durante uma operação de fiscalização direcionada ao exercício da atividade venatória, na qual os militares do SEPNA verificaram que os suspeitos caçavam em terrenos não cinegéticos, situados a menos de 250 metros de uma zona residencial, situação expressamente proibida por lei.
No decorrer da ação, foram apreendidas quatro armas de fogo e 12 munições, tendo os indivíduos sido detidos em flagrante delito. Todos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos aos Tribunais de Guimarães e Fafe.
A GNR recorda que a caça é interdita em várias áreas de proteção, devido ao risco que pode representar para a segurança das pessoas e para a preservação ambiental. Entre essas zonas encontram-se praias, escolas, hospitais, lares, instalações militares, infraestruturas industriais e povoados, estes últimos com uma faixa de proteção de 250 metros.
A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, reforça o apelo à população para que colabore na proteção da natureza e dos animais, denunciando práticas ilegais através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), disponível 24 horas por dia.