GUIMARÃES É ONDE SE RESPIRA MELHOR EM PORTUGAL

Segundo um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde, Guimarães é a cidade com menor nível de partículas finas inaláveis (PM2,5) em Portugal.

Das cidades incluídas no estudo, Guimarães teve o valor mais baixo: três microgramas por metro cúbico de ar. A Organização Mundial de Saúde determina não dever ser superior a dez microgramas por metro cúbico de ar. Alguns concelhos de Portugal ficam acima desse número, como Estarreja, Cascais, Lisboa, Portimão, Faro e Vila do Conde.

Nove em cada dez pessoas respiram ar poluído ou contaminado a nível mundial. De acordo com os dados revelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de sete milhões de pessoas morrem anualmente por causas relacionadas com a poluição e os níveis de contaminação permanecem “perigosamente elevados” em várias regiões do globo.

Segundo o mais recente relatório da OMS, em 2016 o ar poluído no exterior causou a morte a 4,2 milhões de pessoas. A poluição de interiores, relacionada, por exemplo, com o uso de tecnologia ou de fontes de energia poluentes na cozinha, terá causado 3,8 milhões de mortes. Ásia, África e Médio Oriente registam a maior percentagem de mortalidade causada pela poluição, que apresenta níveis cinco vezes superiores ao estabelecido pela OMS.

Em causa está a poluição com partículas minúsculas que entram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, causando doenças potencialmente mortíferas como derrames cerebrais, ataques de coração, obstruções pulmonares, cancro do pulmão e infeções respiratórias.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?