Guimarães e Vitrus conquistam primeiro lugar em candidatura europeia para transição climática
O Município de Guimarães e a empresa municipal Vitrus Ambiente foram distinguidos com o primeiro lugar entre os projetos selecionados pelo programa Horizon Europe, no âmbito da Missão da União Europeia para Cidades Inteligentes e com Neutralidade Climática.

© Vitrus
A candidatura conjunta obteve a pontuação mais elevada entre todas as propostas apresentadas, assumindo a liderança do consórcio europeu periASTY. Este consórcio reúne nove zonas periurbanas europeias com compromissos firmes em direção à neutralidade carbónica: Guimarães (Portugal), Dublin (Irlanda), Limassol (Chipre), Ljubljana (Eslovénia), Marselha (França), Helmond (Países Baixos), Kalamata (Grécia), Łódź (Polónia) e Sisslerfeld (Suíça). Juntos, estes territórios trabalham em soluções integradas para enfrentar os desafios da transição climática em áreas periurbanas.
O projeto periASTY centra-se em quatro eixos estratégicos — Mobilidade, Energia, Indústria e Governança — com objetivos de promover a mobilidade sustentável e acessível; reduzir emissões de gases com efeito de estufa e melhorar a qualidade do ar; criar modelos de negócio sustentáveis para comunidades energéticas locais; aumentar a eficiência energética e descarbonizar a atividade industrial; e ainda reforçar a governação e o planeamento urbano nestes contextos periféricos.
Este reconhecimento europeu “reforça o posicionamento de Guimarães como território de referência na ação climática e na inovação urbana, e sublinha o papel ativo da Vitrus Ambiente na implementação de soluções sustentáveis que promovem a coesão territorial e a transição ecológica”, lê-se numa nota de imprensa.
Enquanto Autoridade de Transportes, o Município de Guimarães reafirma ainda “o seu compromisso com o desenvolvimento de políticas de mobilidade sustentáveis, capazes de responder eficazmente às necessidades da população, alinhando-se com os objetivos de neutralidade carbónica e preservação ambiental”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Agosto 30, 2025
O Vitória Sport Clube regressa este fim de semana ao Estádio D. Afonso Henriques, determinado a virar a página após a derrota na última jornada frente ao Moreirense. No duelo com o Arouca, Luís Pinto apresenta uma verdadeira revolução no onze inicial, promovendo cinco alterações relativamente ao jogo anterior.
Agosto 30, 2025
Foi publicado em Diário da República, na passada quarta-feira, dia 27 de agosto, o procedimento para a aquisição de serviços destinados à elaboração do projeto do novo Campus da Justiça de Guimarães. O preço base do concurso, sem IVA, é de 375.500 euros, com prazo de execução de 300 dias. O projeto não contará com contributos de fundos europeus. O futuro Campus de Justiça de Guimarães só deverá, no entanto, estar concluído em 2031.
Agosto 30, 2025
A Organização Regional de Braga do PCP anunciou que centenas de pessoas do distrito se preparam para marcar presença na Festa do Avante!, que decorre entre 5 e 7 de setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal.
Agosto 30, 2025
O Vitória Sport Clube defronta este sábado, às 18h00, o Arouca, no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo da 4.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Agosto 30, 2025
Guimarães acolhe este sábado, 30 de agosto, a terceira edição do JUVFest, evento dedicado à música e à juventude que marca o encerramento do verão. O Campo de São Mamede será o palco da iniciativa, com início às 20h00 e programação prolongada até de madrugada.
Agosto 30, 2025
O Partido Socialista realiza neste fim de semana duas sessões públicas de apresentação das listas às Juntas de Freguesia de São Torcato e de Sande Vila Nova. As iniciativas integram o calendário definido pela candidatura do PS à Câmara Municipal de Guimarães, liderada por Ricardo Costa, e contam com a sua presença.