Guimarães e Vitrus conquistam primeiro lugar em candidatura europeia para transição climática
O Município de Guimarães e a empresa municipal Vitrus Ambiente foram distinguidos com o primeiro lugar entre os projetos selecionados pelo programa Horizon Europe, no âmbito da Missão da União Europeia para Cidades Inteligentes e com Neutralidade Climática.

© Vitrus
A candidatura conjunta obteve a pontuação mais elevada entre todas as propostas apresentadas, assumindo a liderança do consórcio europeu periASTY. Este consórcio reúne nove zonas periurbanas europeias com compromissos firmes em direção à neutralidade carbónica: Guimarães (Portugal), Dublin (Irlanda), Limassol (Chipre), Ljubljana (Eslovénia), Marselha (França), Helmond (Países Baixos), Kalamata (Grécia), Łódź (Polónia) e Sisslerfeld (Suíça). Juntos, estes territórios trabalham em soluções integradas para enfrentar os desafios da transição climática em áreas periurbanas.
O projeto periASTY centra-se em quatro eixos estratégicos — Mobilidade, Energia, Indústria e Governança — com objetivos de promover a mobilidade sustentável e acessível; reduzir emissões de gases com efeito de estufa e melhorar a qualidade do ar; criar modelos de negócio sustentáveis para comunidades energéticas locais; aumentar a eficiência energética e descarbonizar a atividade industrial; e ainda reforçar a governação e o planeamento urbano nestes contextos periféricos.
Este reconhecimento europeu “reforça o posicionamento de Guimarães como território de referência na ação climática e na inovação urbana, e sublinha o papel ativo da Vitrus Ambiente na implementação de soluções sustentáveis que promovem a coesão territorial e a transição ecológica”, lê-se numa nota de imprensa.
Enquanto Autoridade de Transportes, o Município de Guimarães reafirma ainda “o seu compromisso com o desenvolvimento de políticas de mobilidade sustentáveis, capazes de responder eficazmente às necessidades da população, alinhando-se com os objetivos de neutralidade carbónica e preservação ambiental”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Novembro 12, 2025
A Coligação Juntos por Guimarães vai avançar, nos próximos dias, com a substituição das administrações das empresas municipais. O processo tem início após a recente indicação dos representantes do Município nas Assembleias Gerais das empresas participadas, aprovada em reunião de Câmara.
Novembro 12, 2025
O tema foi levantado pelo vereador socialista Ricardo Costa, que alertou para a necessidade de assegurar a continuidade da Modatex no concelho e de planear estrategicamente o futuro da CESPU.
Novembro 12, 2025
O Clube Desportivo Xico Andebol vai dar início, em dezembro, ao programa “Troca o Telemóvel pela Bola”, uma iniciativa pioneira do Departamento de Ética e Inclusão, criada no âmbito da Bandeira da Ética do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) atribuída ao clube vimaranense.
Novembro 12, 2025
O Círculo de Arte e Recreio (C.A.R.) de Guimarães assinala o seu 86º aniversário com uma homenagem a Fernando Capela Miguel, no próximo sábado, 15 de novembro, às 18h00, na sede da instituição.
Novembro 12, 2025
Guimarães vai marcar presença na COP30 – Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas –, que decorrerá em Belém, no Brasil, entre 10 e 21 de novembro.
Novembro 12, 2025
Os alunos serão os grandes protagonistas deste momento, que incluirá a apresentação dos Embaixadores Benjamins e Juniores para o ano letivo 2025/2026, bem como dos Projetos Políticos Pessoais desenvolvidos pelos estudantes de Ciência Política do 12º ano.





