Guimarães e Vitrus conquistam primeiro lugar em candidatura europeia para transição climática
O Município de Guimarães e a empresa municipal Vitrus Ambiente foram distinguidos com o primeiro lugar entre os projetos selecionados pelo programa Horizon Europe, no âmbito da Missão da União Europeia para Cidades Inteligentes e com Neutralidade Climática.

© Vitrus
A candidatura conjunta obteve a pontuação mais elevada entre todas as propostas apresentadas, assumindo a liderança do consórcio europeu periASTY. Este consórcio reúne nove zonas periurbanas europeias com compromissos firmes em direção à neutralidade carbónica: Guimarães (Portugal), Dublin (Irlanda), Limassol (Chipre), Ljubljana (Eslovénia), Marselha (França), Helmond (Países Baixos), Kalamata (Grécia), Łódź (Polónia) e Sisslerfeld (Suíça). Juntos, estes territórios trabalham em soluções integradas para enfrentar os desafios da transição climática em áreas periurbanas.
O projeto periASTY centra-se em quatro eixos estratégicos — Mobilidade, Energia, Indústria e Governança — com objetivos de promover a mobilidade sustentável e acessível; reduzir emissões de gases com efeito de estufa e melhorar a qualidade do ar; criar modelos de negócio sustentáveis para comunidades energéticas locais; aumentar a eficiência energética e descarbonizar a atividade industrial; e ainda reforçar a governação e o planeamento urbano nestes contextos periféricos.
Este reconhecimento europeu “reforça o posicionamento de Guimarães como território de referência na ação climática e na inovação urbana, e sublinha o papel ativo da Vitrus Ambiente na implementação de soluções sustentáveis que promovem a coesão territorial e a transição ecológica”, lê-se numa nota de imprensa.
Enquanto Autoridade de Transportes, o Município de Guimarães reafirma ainda “o seu compromisso com o desenvolvimento de políticas de mobilidade sustentáveis, capazes de responder eficazmente às necessidades da população, alinhando-se com os objetivos de neutralidade carbónica e preservação ambiental”.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 27, 2025
Tiago Sousa foi convocado para representar a Seleção Nacional sub-20 no início de 2026. O atleta do Vitória Sport Clube, de 19 anos, integra a lista de 16 jogadores chamados para disputar o Torneio 4 Nações, que terá lugar em Angers, França, entre os dias 7 e 11 de janeiro.
Dezembro 27, 2025
O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, Língua e Juventude, José López Campos, no final de uma reunião com representantes de municípios galegos. Segundo o governante, a nova classificação pretende distinguir percursos que, apesar de não reunirem todos os critérios formais para serem declarados Caminho de Santiago, “cumprem requisitos relevantes que justificam uma atenção especial por parte das administrações públicas”.
Dezembro 27, 2025
O Vitória Sport Clube desloca-se este domingo, 28 de dezembro, a Rio Maior para defrontar o Casa Pia AC, em encontro da Liga agendado para as 15h30. Na antevisão da partida, realizada este sábado, 27 de dezembro, o treinador vitoriano, Luís Pinto, mostrou-se confiante numa resposta positiva da equipa, apesar do desaire sofrido na última jornada frente ao Sporting.
Dezembro 26, 2025
O último jogo do ano civil de 2025 leva o Vitória Sport Clube até ao Estádio Municipal de Rio Maior, onde irá defrontar o Casa Pia AC, em encontro referente à 16.ª jornada do campeonato. A partida está agendada para as 15h30 do próximo domingo, 28 de dezembro.
Dezembro 26, 2025
A Irmandade de São Crispim e São Crispiniano vai ser condecorada pelo Presidente da República com a Medalha de Mérito Social, numa cerimónia marcada para o próximo dia 30 de dezembro, às 17h00, no Palácio de Belém, em Lisboa.
Dezembro 24, 2025
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, deixou uma mensagem de Natal dirigida a todos os vimaranenses, desejando saúde, alegria e felicidade nesta quadra festiva.





