Guimarães e Vizela acolhem jovens escuteiros de todo o mundo no 16.º World Scout Moot

Até quarta-feira, 30 de julho, os concelhos de Guimarães e Vizela são palco de uma das etapas do 16.º World Scout Moot, o maior encontro internacional de escuteiros jovens adultos, organizado pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE). O evento, que se realiza de quatro em quatro anos, junta milhares de participantes entre os 18 e os 25 anos, provenientes de dezenas de países.

© Mais Guimarães

Portugal é, este ano, o país anfitrião do World Scout Moot, que decorre em várias regiões do território nacional. A fase que tem lugar em Guimarães e Vizela integra os denominados “Paths” — experiências de imersão local que permitem aos escuteiros contactar com as comunidades e explorar a região.

Na zona do Centro Escutista da Penha, em Guimarães estão, por estes dias, cerca de 250 escuteiros, num total de 500 que participam nesta fase do programa.

Sob o lema “Engage” (“Envolver”), os jovens realizam atividades centradas em cinco grandes áreas temáticas: espiritualidade, cultura, cidadania, natureza e artes. Estas são abordadas através dos subtemas “Connect”, “Explore”, “Create” e “Commit”, que incentivam o desenvolvimento pessoal, o diálogo intercultural e a participação cívica.

O núcleo de Guimarães está representado por cerca de 13 escuteiros locais, que participam tanto na organização como nas atividades.

O World Scout Moot é uma iniciativa que promove o encontro entre culturas, o espírito de partilha e os valores do escutismo, reforçando o papel ativo dos jovens na construção de comunidades mais coesas e participativas.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS