Guimarães entre as cidades líderes mundiais na ação climática e transparência ambiental

A cidade berço foi reconhecida, pelo Carbon Diclosure Project (CDP), como uma das 119 cidades líderes no que diz respeito à ação climática e transparência ambiental, recebendo a pontuação máxima.

© CM Guimarães

Entre mais de 900 cidades que receberam pontuação pelas suas medidas, apenas 13% receberam classificação A, parte em que Guimarães se insere. Todas as cidades que foram reconhecidas com a maior classificação adotam quatro vezes mais medidas de mitigação e adaptação do que as restantes.

Para o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, “a inclusão de Guimarães na Lista A de Cidades do CDP enche-nos de orgulho, uma vez que reconhece a importância e o sucesso das estratégias adotadas no concelho em relação às alterações climáticas. O empenho político das cidades é fundamental para combater as alterações climáticas e construir um futuro verde. Esta ação tem, contudo, de ser mais profunda e rápida, exigindo, por isso, a cooperação de diferentes regiões e entidades para conseguirmos resultados a nível local, nacional e global”, apontou o edil.

A lista A do CDP baseia-se em dados do CDP-ICLEI Track, plataforma mundial de relatórios climáticos e do progresso para as cidades, e visa “encorajar e apoiar o reforço da iniciativa e ambição climáticas de cidades em todo o mundo”, pode ler-se em comunicado.

Para obter esta pontuação, as cidades precisam de divulgar os seus dados publicamente, possuir um inventário de emissões na escala comunitária e ter difundido um plano de ação climática. Além disso, têm de realizar uma avaliação completa de riscos e vulnerabilidade climática e ter uma meta de adaptação para demonstrar como irão lidar com perigos já detetados e esperados. Muitas das cidades inseridas na Lista A do CDP adotam, ainda, um conjunto de outras ações de liderança, incluindo o empenho político em lidar com as alterações climáticas.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES