Guimarães recebe encontro europeu dedicado à habitação acessível e sustentável
O Município de Guimarães e a CASFIG realizaram recentemente uma sessão de trabalho com os técnicos responsáveis pelo projeto europeu SHAPE II – Affordable Housing Initiative European Partnership, iniciativa liderada pela Housing Europe e financiada pela União Europeia.

© CMG
Durante a reunião foram analisados os principais desafios que o concelho enfrenta no setor da habitação, bem como as formas de adaptar o apoio técnico que o projeto disponibilizará nos próximos meses. O SHAPE II prevê o acompanhamento e suporte especializado para o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da habitação acessível e sustentável.
A iniciativa enquadra-se na estratégia do executivo municipal para reforçar as políticas públicas de habitação, considerada uma das prioridades da autarquia. O objetivo passa também por aprofundar a participação de Guimarães em redes e projetos europeus que promovam respostas habitacionais mais acessíveis, inovadoras e de qualidade.
Neste contexto, Guimarães vai acolher, nos dias 28 e 29 de abril, os Affordable Housing Initiative Days, um encontro europeu dedicado à habitação acessível e sustentável. O evento deverá reunir especialistas, técnicos e representantes institucionais de várias cidades europeias para debater soluções e políticas públicas para o setor.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Março 13, 2026
O pedido de esclarecimento pretende, segundo os clubes envolvidos, entre eles o Xico Andebol, emblema de Guimarães, garantir transparência e igualdade na aplicação dos regulamentos que regem as competições nacionais de andebol.
Março 13, 2026
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães promoveu uma ação de sensibilização dedicada ao tema das cheias e inundações, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, assinalado a 1 de março. A iniciativa integra o Tema Âncora 2025–2026 definido para a área da proteção civil.
Março 13, 2026
O Guimarães vai receber, nos dias 28 e 29 de abril, os Affordable Housing Initiative Days, um encontro europeu dedicado à promoção de soluções de habitação acessível e sustentável.
Março 13, 2026
Investigadores da Universidade do Minho estão a desenvolver microfibras inteligentes capazes de regular a temperatura dos materiais utilizados na construção civil, contribuindo para edifícios mais eficientes e sustentáveis. A inovação poderá ajudar a combater a pobreza energética e a reduzir o efeito de ilha de calor nas cidades.
Março 13, 2026
A panificadora tem fábricas em Vizela e Guimarães e apresentou-se à insolvência com 15 milhões de euros de dívidas.
Março 12, 2026
As novas Oficinas Municipais de Guimarães, em construção na freguesia de Aldão, deverão estar concluídas em junho, adianta o município, que aponta que tal representará um reforço significativo da capacidade operacional do município e uma melhoria direta na resposta prestada aos cidadãos em várias áreas do serviço público.





