Guimarães faz agora parte da Rede de “Cidades e Vilas que Caminham”
O Município de Guimarães assinou esta sexta-feira passada, dia 10 de maio, o protocolo de adesão à inciativa.

Esta iniciativa pretende desenvolver ações conjuntas para aumentar o conhecimento e competências a quem planeia, projeta e toma decisões nas áreas da mobilidade pedonal e no desenho do espaço público sendo coordenada pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.
Na apresentação do projeto, Domingos Bragança, referiu que este protocolo “representa um compromisso firme com o desenvolvimento urbano sustentável, centrado na mobilidade pedonal e no design do espaço público”. Através desta parceria, o edil demonstra-se comprometido em fortalecer as condições para caminhar, promovendo uma “melhor qualidade de vida urbana” e estimulando o comércio local ao ar livre e as interações sociais que, espontaneamente, ocorrem, sem descurar os próprios impactos ambientais, como a redução das emissões de gases poluentes.
Os objetivos da Rede para os municípios que a integram incluem o fortalecimento das condições para caminhar na cidade e em áreas habitadas, a melhoria da qualidade de vida urbana, o enriquecimento das relações sociais, a promoção da saúde pública, a utilização universal do espaço público, o estímulo ao comércio local ao ar livre, o apoio à economia circular, a redução das emissões de gases poluentes, a promoção da igualdade de género, o aumento da intermodalidade e a melhoria da segurança para pedestres e veículos.
Com foco na realização desses objetivos, a Rede realizará diversas atividades, como a promoção de formações técnicas certificadas, a criação de um Seminário Permanente de Espaço Público online, a organização de congressos nacionais e participação em eventos internacionais relacionados ao tema, a concessão de prémios, a divulgação de boas práticas, entre outras.
Os municípios membros poderão ainda participar em formações técnicas, aceder a recursos online, concorrer a prémios, solicitar avaliações e acesso a materiais de sensibilização e informação.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 13, 2025
O Vitória vai fechar a sua participação na Liga Portugal 2024/2025 com uma deslocação ao Estádio José Alvalade, onde enfrentará o Sporting, em jogo da 34ª jornada. O encontro está marcado para as 18h00 deste sábado, 17 de maio.
Maio 13, 2025
A Associação Empresarial de Guimarães (AEGuimarães) está a promover um novo projeto de Formação Modular Certificada, gratuito, destinado aos colaboradores das empresas do concelho de Guimarães.
Maio 13, 2025
O jovem, com carta há apenas três meses, destacou-se entre cerca de 600 candidatos de todo o país num processo de seleção exigente promovido pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).