Guimarães faz hoje novo teste de mobilidade no centro da cidade
Este ensaio expande o teste anterior, englobando a Alameda S. Dâmaso, o Largo do Toural, a Rua de Santo António e o condicionamento parcial da Avenida D. João IV, que simulará o impacto da futura requalificação desta via.

Esta manhã eram visíveis os constrangimentos, em hora de ponta, na zona do Parque das Hortas, Avenida D. João IV e Largo Republica do Brasil.
“Este teste permitirá ao Município avaliar os impactos nas zonas diretamente afetadas pelas alterações e numa área de influência mais ampla. Os dados recolhidos serão fundamentais para ajustar o planeamento e assegurar que a mobilidade urbana se torne mais eficiente, inclusiva e sustentável”, diz a Câmara de Guimarães.
“O estudo insere-se na estratégia de Guimarães para reduzir o tráfego de atravessamento e avançar para um modelo de mobilidade centrado nas pessoas e no transporte público, em alinhamento com os compromissos ambientais do município”, refere ainda a autarquia.
A pedonalização limitará o acesso na Alameda S. Dâmaso, segmento norte, Largo do Toural, segmento nascente, e Rua de Santo António a veículos de residentes identificados, ocupantes com mobilidade condicionada, viaturas de socorro e emergência, veículos de polícia e serviços indispensáveis ao interesse público.
Segundo o município, as operações de carga e descarga serão permitidas apenas entre as 07h00 e as 10h00, respeitando o horário pré-estabelecido para minimizar impactos no funcionamento comercial e na logística.
Alterações nos sentidos de circulação
As mudanças incluem a Avenida D. João IV (circulação apenas no sentido sul-norte); Rua S. Nicolau dos Estudantes (inversão para o sentido nascente-poente); Rua Dr. Ricardo Marques (circulação no sentido poente-nascente). O Município refere que “estas alterações pretendem testar novos fluxos de tráfego, tendo em consideração a requalificação da Av. D. João IV”.
Reforço ao transporte público
De forma a priorizar o transporte público, serão criadas faixas exclusivas para autocarros na Avenida D. Afonso Henriques, Avenida Conde de Margaride e Rua Paio Galvão.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 16, 2025
Realizou-se hoje o sorteio da Fase de Subida à Liga 3. O Vitória já sabe que o primeiro jogo é em casa, frente ao Paredes, dia 27 deste mês. A outra partida é entre o Leça e o Marco 09.
Abril 16, 2025
Mais Guimarães, o semanário digital vimaranense. Gratuito, e com tudo o que precisa de saber.
Abril 16, 2025
O Governo decidiu alterar o termo do prazo para a realização dos trabalhos de gestão de combustível na rede secundária de faixas de gestão, fixando-o agora em 31 de maio de 2025. O anterior limite estava fixado a 30 de abril.