Guimarães inaugura novos troços de ecovias do concelho nas margens do Ave e do Selho
Abrange as freguesias de Barco, Caldelas, Brito, Pencelo e Fermentões.

A cerimónia terá início no Parque de Lazer de Barco, às 09h45, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, da vereadora do Ambiente e Ação Climática, Sofia Ferreira, bem como dos presidentes de junta das freguesias envolvidas e representantes das brigadas verdes locais, entre outras entidades.
Segundo informação da autarquia, serão percorridos alguns dos trajetos já acessíveis à população, nomeadamente os percursos entre o Parque de Lazer de Barco e o Parque de Lazer das Taipas, numa extensão aproximada de 2,5 quilómetros; em Brito, entre a Rua dos 8 Moinhos e um troço de 800 metros; e entre Pencelo e Fermentões, ligando a Rua de Santo António ao Parque de Roldes, num percurso de 2 quilómetros.
Refere o Município que as Ecovias de Guimarães são “projetos estruturantes em desenvolvimento, promovendo a valorização e preservação do património natural e paisagístico do concelho”. “Com um forte compromisso com a sustentabilidade, estes percursos destinam-se a incentivar a mobilidade suave, o contacto com a natureza e a prática de atividades ao ar livre, contribuindo para a criação do primeiro parque linear de Guimarães”.
As intervenções realizam-se em conformidade com as diretrizes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e com a autorização da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional. A concretização deste projeto “é, ainda, possível graças à colaboração indispensável dos proprietários privados, que cederam parte dos seus terrenos junto às linhas de água”.
Recorde-se que este projeto está a ser desenvolvido pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio da Vitrus Ambiente, e é financiado pela Iniciativa de Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU), do Programa Operacional COMPETE 2020, no âmbito da iniciativa REACTivar Guimarães: Renaturalização dos Corredores Verdes dos Rios Ave, Selho e Vizela, cujo objetivo foi a recuperação e renaturalização das margens ribeirinhas através da remoção de espécies invasoras, da aplicação de técnicas de engenharia natural em zonas suscetíveis à erosão e da plantação de espécies nativas.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 20, 2025
Uma cerimónia presidida pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que descerrou, juntamente com Domingos Bragança, autarca de Guimarães, a placa que sela o momento para a prosperidade neste novo quartel, construído de raiz e agora situado na Rua de Mide, na zona industrial da vila vimaranense.
Março 20, 2025
Município regista uma das melhores performances nacionais na recolha de resíduos alimentares, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e sistema PAYT.
Março 20, 2025
A informação foi dada esta manhã, à margem da inauguração da obra de requalificação do Posto da GNR de Lordelo. Contratos serão assinados com autarquias de Guimarães e Vizela.