Guimarães integra Missão de Cooperação Técnica ao Brasil no âmbito do projeto InovaJuntos
Cidade berço apresenta as boas práticas desenvolvidas no âmbito do Set.Up In(dustry) e do Laboratório de Inovação e Interpretação Urbana.
O município de Guimarães integra a Missão de Cooperação Técnica ao Brasil, através do Guimarães Marca e o Set.Up Guimarães, no âmbito do projeto “InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade”.
Este é um projeto sob a coordenação de Giovanni Allegretti, coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e Maurício Zanin, coordenador da Confederação Nacional de Municípios do Brasil, e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras e portuguesas, bem como da inovação público-privada, segundo quatro clusters temáticos: desenvolvimento económico e inovação; desenvolvimento regional e consórcios; cidades verdes e mudanças climáticas e espaços inclusivos de inovação cultural e social.
Guimarães está inserido no cluster “Desenvolvimento Económico e Inovação” e apresenta, nesta missão, as boas práticas desenvolvidas no âmbito do Set.up In(dustry) – Programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Incubação industrial e do LIIU – Laboratório de Inovação e Interpretação Urbana.
O principal objetivo do projeto “InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade” é o de “fortalecer o desenvolvimento urbano integrado para a inovação público-privada a nível local, no Brasil e em Portugal, com vista a contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana”, faz saber o município.
No âmbito deste projeto estão a ser desenvolvidas diversas atividades, como a realização do diagnóstico e análise de vocações das cidades, organizando-as em clusters temáticos, a promoção da inovação no âmbito da cooperação triangular entre cidades portuguesas e latino-americanas, incluindo missões técnicas em Portugal, intercâmbio de técnicos portugueses no Brasil e estudos de boas práticas das cidades membros do projeto. Estão ainda a ser implementados espaços de inovação público-privada nas cidades participantes, incluindo seleção, acompanhamento e mentoria para implementação de boas práticas, assim como estão a ser levadas a cabo ações de disseminação nacional e internacional e de visibilidade das iniciativas implementadas. Ainda no âmbito deste projeto estão a ser promovidas ações de transformação político-institucional junto de governos, setor privado, sociedade civil e academia.
A missão que decorrerá durante esta semana, e da qual Guimarães é parte integrante, visa a aproximação entre políticos e técnicos brasileiros e portugueses, com vista à partilha de informações e experiências para a construção de laços que estão na base desta cooperação.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Neste natal conduza um modelo líder no concessionário BYD M & Costas em Creixomil - Guimarães.
Dezembro 3, 2024
A Escola de Dança Flávia Portes sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais importantes competições de dança do mundo.
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.