Guimarães investe no Turismo Industrial e Sustentável
A segunda reunião do Conselho Consultivo do Turismo de Guimarães, que aconteceu esta terça-feira, no Auditório da Fraterna, reuniu vários especialistas e entidades locais para discutir o futuro do Turismo Industrial na região.
Durante o encontro, os participantes sublinharam a importância de fortalecer redes de colaboração que envolvam diversos setores, criando novas ideias e produtos turísticos de valor agregado para a economia local. A criação de espaços de encontro e a participação ativa de profissionais e empresas foram identificadas como elementos essenciais para uma oferta turística mais integrada.
O vereador Paulo Lopes Silva destacou o Turismo Industrial como um dos “pilares estratégicos para o futuro de Guimarães”, explicando que essa vertente “não só preserva o património industrial e conta a história da indústria que marca o concelho, como atrai um público diversificado e impulsiona o desenvolvimento económico”. Segundo o vereador, este é um caminho que “além de preservar o património industrial, valoriza também o presente e o futuro da economia do concelho”.
A inclusão de empresas locais já está em curso, e o enoturismo surge como uma área com grande potencial, com quintas da região a integrar a oferta turística com experiências autênticas que valorizam a cultura e a gastronomia locais.
Outro ponto alto da reunião foi a “Estratégia do Turismo de Guimarães 2029”. A Câmara Municipal garante já realizou várias iniciativas, incluindo o mapeamento da identidade territorial, a criação do projeto Hereditas, a reformulação do website do turismo, a realização de workshops com jovens e a dinamização de ações de formação. Em comunicado, avança que “este plano envolve também a valorização das aldeias históricas, com vídeos e mapas que integram o projeto Excentricidade, visando promover as localidades do concelho como destinos turísticos”.
Quanto às candidaturas para distinções e à estratégia de sustentabilidade, Guimarães submeteu propostas para a Capital Verde Europeia e a Certificação como Destino Turístico Sustentável, além de projetos como o MetroMinuto e o Green Key. Já no domínio da Arte no Território, destaca-se o Roteiro de Arte Pública e iniciativas de Turismo Criativo e de Experiências.
Para 2025, destacam-se dois projetos: a Certificação como Destino Turístico Sustentável e o lançamento do Guimarães.Card. Este cartão oferecerá aos turistas opções de transporte e experiências autênticas e, em conjunto com o Porto.Card, propõe-se como “uma solução multidestino para explorar a região”.
Nos próximos cinco anos, Guimarães “pretende uma evolução positiva e sustentável nos diferentes denominadores de avaliação turística, nomeadamente, na procura em mercados com maior poder de compra, na estada média e no retorno económico do setor”, conclui em comunicado.
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