Guimarães investe no Turismo Industrial e Sustentável
A segunda reunião do Conselho Consultivo do Turismo de Guimarães, que aconteceu esta terça-feira, no Auditório da Fraterna, reuniu vários especialistas e entidades locais para discutir o futuro do Turismo Industrial na região.
![© Município de Guimarães](https://maisguimaraes.pt/wp-content/uploads/2024/10/2024-10-29-conselho-consultivo-turismo-Paulo-Lopes-Silva-CMGuimaraes-Paulo-Pacheco-14278-grande.jpg)
Durante o encontro, os participantes sublinharam a importância de fortalecer redes de colaboração que envolvam diversos setores, criando novas ideias e produtos turísticos de valor agregado para a economia local. A criação de espaços de encontro e a participação ativa de profissionais e empresas foram identificadas como elementos essenciais para uma oferta turística mais integrada.
O vereador Paulo Lopes Silva destacou o Turismo Industrial como um dos “pilares estratégicos para o futuro de Guimarães”, explicando que essa vertente “não só preserva o património industrial e conta a história da indústria que marca o concelho, como atrai um público diversificado e impulsiona o desenvolvimento económico”. Segundo o vereador, este é um caminho que “além de preservar o património industrial, valoriza também o presente e o futuro da economia do concelho”.
A inclusão de empresas locais já está em curso, e o enoturismo surge como uma área com grande potencial, com quintas da região a integrar a oferta turística com experiências autênticas que valorizam a cultura e a gastronomia locais.
Outro ponto alto da reunião foi a “Estratégia do Turismo de Guimarães 2029”. A Câmara Municipal garante já realizou várias iniciativas, incluindo o mapeamento da identidade territorial, a criação do projeto Hereditas, a reformulação do website do turismo, a realização de workshops com jovens e a dinamização de ações de formação. Em comunicado, avança que “este plano envolve também a valorização das aldeias históricas, com vídeos e mapas que integram o projeto Excentricidade, visando promover as localidades do concelho como destinos turísticos”.
Quanto às candidaturas para distinções e à estratégia de sustentabilidade, Guimarães submeteu propostas para a Capital Verde Europeia e a Certificação como Destino Turístico Sustentável, além de projetos como o MetroMinuto e o Green Key. Já no domínio da Arte no Território, destaca-se o Roteiro de Arte Pública e iniciativas de Turismo Criativo e de Experiências.
Para 2025, destacam-se dois projetos: a Certificação como Destino Turístico Sustentável e o lançamento do Guimarães.Card. Este cartão oferecerá aos turistas opções de transporte e experiências autênticas e, em conjunto com o Porto.Card, propõe-se como “uma solução multidestino para explorar a região”.
Nos próximos cinco anos, Guimarães “pretende uma evolução positiva e sustentável nos diferentes denominadores de avaliação turística, nomeadamente, na procura em mercados com maior poder de compra, na estada média e no retorno económico do setor”, conclui em comunicado.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 13, 2025
O Vitória recorreu às redes sociais para se pronunciar sobre a nomeação de João Pinheiro para o jogo de sábado, onde vai exercer funções de VAR. Em tom de ironia, destaca José Fontelas Gomes, presidente da Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
Fevereiro 13, 2025
Dinis Costa foi condenado a quatro anos e cinco meses de prisão por imputar ao Município despesas em restaurantes e hotéis de forma ilegal.
Fevereiro 13, 2025
Alexandre Leite é o mais recente reforço da equipa de andebol do Vitória SC. O ponta direita assinou um contrato até junho de 2028.