Guimarães (IN)volve promove ação de desconstrução de preconceitos
Este sábado, dia 15, Guimarães será palco de uma iniciativa social e cultural.

A Guimarães [IN]volve organiza o evento “Desconstruindo Preconceitos: Diálogo sobre Religião e Inclusão”, que decorrerá na Sociedade Martins Sarmento, às 15h00.
Este evento assinala o Dia Internacional para Combater a Islamofobia e visa promover o diálogo inter-religioso, sensibilizando para a importância do respeito mútuo e da aceitação da diversidade. Com o apoio da Sociedade Martins Sarmento e do Centro Cultural Islâmico do Porto, a iniciativa reunirá especialistas, líderes comunitários e cidadãos num debate que se vai debruçar sobre a inclusão e a tolerância.
O evento contará com a participação de representantes de oito países diferentes, nomeadamente Paquistão, Afeganistão, Tunísia, Marrocos, Azerbaijão, Geórgia, Irão e Turquia. Este painel reflete a diversidade cultural presente na sociedade portuguesa e reforçando a necessidade de um diálogo global sobre a convivência pacífica entre religiões e culturas.
Em destaque estarão o impacto da islamofobia e da intolerância religiosa na sociedade contemporânea, a importância do diálogo inter-religioso para a paz e a coesão social, o papel das comunidades religiosas e diplomáticas na promoção da inclusão, as estratégias eficazes para combater estereótipos e fomentar o respeito pela diversidade e o impacto da desinformação mediática nas perceções sobre religiões e minorias.
O objetivo passa por sensibilizar a comunidade para os desafios enfrentados pelas comunidades muçulmanas em Portugal, assim como criar um espaço de diálogo aberto e construtivo sobre respeito inter-religioso.
A Guimarães [IN]volve é uma Associação de Apoio a Migrantes e Refugiados, dedicada à promoção da integração social, educação e igualdade de oportunidades.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 13, 2025
Em março, iniciam-se intervenções de requalificação em três arruamentos da freguesia de Barco, com o objetivo de garantir melhores condições de circulação e segurança.
Março 13, 2025
Acontece esta sexta-feira, dia 14, e estará também o vereador da Juventude Nelson Felgueiras e Nuno Santos, membro da direção da FNAJ.
Março 13, 2025
Realizou-se em fevereiro a segunda edição do Showroom da Quinta Donna Maria, em Oleiros. Nelson Castro, da Quinta Donna Maria, e Soraia Leite, da Creme D`avelã, voltaram a unir-se para a realização deste evento.