Guimarães Jazz 2025 arranca com concerto pré-festival gratuito
O Guimarães Jazz 2025 já entrou em contagem decrescente e traz uma novidade: um concerto pré-festival, fora da programação oficial, que terá lugar a 23 de outubro, às 21h30, no Café Concerto do CCVF, com entrada livre.

© A Oficina
O espetáculo será protagonizado pela banda alemã Botticelli Baby, conhecida pelo humor e atitude arty-punk, que mistura pop, soul, funk, música balcânica e cigana, mantendo sempre o swing do jazz como pano de fundo. Segundo Ivo Martins, diretor artístico do festival, “o jazz é um espaço de abertura à singularidade do músico, e é nosso dever apresentar a maior diversidade possível de estilos e linguagens musicais”.
A 34ª edição do festival decorre de 6 a 15 de novembro, com destaque para concertos que combinam tradição e inovação. O saxofonista Immanuel Wilkins apresenta “Blues Blood” (6 novembro), seguido pelo regresso de Maria João, celebrando 40 anos de carreira com o projeto “Abundância” (7 novembro). O pianista Fred Hersch encerra o primeiro fim de semana a 8 novembro. O segundo fim de semana abre com Mark Turner (13 novembro) e continua com projetos que destacam pianistas como Craig Taborn, Tomeka Reid e Ches Smith (14 novembro), terminando com Danilo Pérez acompanhado pela Bohuslän Big Band (15 novembro).
Além dos concertos principais, haverá programação paralela no auditório secundário, com destaque para jovens talentos e projetos inovadores, como Hugo Santos 5tet, André Carvalho, Clara Lacerda e o Trio Kvelvane-Østvang-Vermeulen.
As tradicionais jam sessions e oficinas serão lideradas pelo Alex Hitchcock Quintet, que também atuará com a Orquestra de Jazz da ESMAE.
O Guimarães Jazz é organizado d’A Oficina, Município de Guimarães e Convívio Associação Cultural. Os bilhetes já estão disponíveis.





