Guimarães acolhe debate sobre mobilidade sustentável e apresenta veículo inovador
Esta segunda-feira, Guimarães será o epicentro de um encontro estratégico que "marcará o futuro da mobilidade e da sustentabilidade urbana na Região Norte". O Conselho de Cidades da Agenda Be.Neutral reúne-se na cidade, com a presidência de António M. Cunha, líder da CCDR-NORTE, I.P., para debater soluções que acelerem a transição para a neutralidade carbónica.

© CMG
A Agenda Be.Neutral, coordenada pela NOS Comunicações em colaboração com mais de 40 entidades, pretende reduzir 600 mil toneladas de CO2 nas cidades da rede até 2030, o que se traduzirá numa poupança de 60 milhões de euros. Este projeto já é visto como “um exemplo internacional” e poderá influenciar cidades da Região Norte e de toda a Europa.
Este evento, que acontece no contexto do Demo Day Be.Neutral, reafirma o compromisso de oito cidades do Norte — Guimarães, Porto, Braga, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão e Oliveira de Azeméis — em liderar o combate às alterações climáticas. Guimarães, em particular, integra a Missão Cidades do Programa Horizonte Europa, um projeto da Comissão Europeia que visa alcançar a neutralidade carbónica até 2030.
Entre as novidades, será apresentado o protótipo BEN, um veículo leve, conectado e com emissões zero, desenvolvido pela Salvador Caetano. Este modelo, que poderá ser reservado através de uma aplicação móvel, utilizará tecnologia 5G para conectividade total e será testado em todas as cidades da rede Be.Neutral.
Também serão introduzidos novos autocarros para serviços urbanos on-demand, destacando-se pela eficiência energética e pelo design sustentável. Estas soluções estarão integradas na plataforma AYR, criada pelo CEiiA, que valoriza as emissões de carbono evitadas, gerando ativos ambientais para comercialização.
A participação das gerações mais jovens será um dos pontos altos do evento. Estudantes locais, em colaboração com municípios e o CEiiA, têm contribuído para o design dos novos veículos e para a promoção de comportamentos sustentáveis. Por meio da arte e da tecnologia, este esforço coletivo pretende “inspirar comunidades a adotar práticas ecológicas e a reduzir a pegada de carbono”, lê-se em comunicado.
A Agenda Be.Neutral representa um investimento de 220 milhões de euros, 80% dos quais financiados pelo PRR. Esta iniciativa prevê a criação de um cluster industrial sustentável, capaz de gerar 700 milhões de euros em riqueza e 2200 empregos, consolidando a Região Norte como referência em inovação ambiental.
Para Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, o evento reforça o papel da cidade na construção de um futuro mais verde. “Guimarães orgulha-se de estar na vanguarda da inovação sustentável. Este encontro destaca o nosso compromisso com a neutralidade carbónica, promovendo soluções que servem de exemplo para o país e a Europa”, afirma.
Com a participação de cidades, empresas e entidades científicas, o Conselho de Cidades promete “alinhar estratégias e impulsionar a sustentabilidade urbana, reafirmando Guimarães como líder em inovação ambiental e conectividade”.





