Guimarães lidera na recolha de cápsulas de café e destaca-se como exemplo de economia circular
Guimarães recolheu mais de um milhão de cápsulas de café, evidenciando o sucesso de um projeto inovador de economia circular.
Guimarães foi um dos concelhos que mais cápsulas recolheu no último ano. Este esforço coloca a cidade no topo dos concelhos que promovem a recolha de cápsulas, tornando-se uma referência nacional pelo impacto positivo da iniciativa.
Segundo Cláudia Pimentel, Secretária-Geral da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), “Guimarães é o concelho que mais cápsulas de café recolheu até ao momento. A Vitrus conseguiu aproximar-se dos munícipes através do comércio local e das instituições, com pontos de recolha nas Juntas de Freguesias, o que tem contribuído para os excelentes resultados deste projeto, associado a uma imagem e comunicação eficazes.” A declaração foi dada durante uma visita à Vitrus Ambiente, onde foram apresentados os resultados desta iniciativa, lançada em junho de 2023.
Em pouco mais de um ano, o projeto já recolheu 14 toneladas de cápsulas, distribuídas em 977 recolhas, envolvendo um total de 172 pontos no concelho – incluindo Juntas de Freguesia, espaços comerciais, escolas, empresas e outras instituições locais.
Para Sérgio Castro Rocha, presidente da Vitrus, o envolvimento da comunidade foi crucial. “Percebemos desde o início que o envolvimento das pessoas seria fundamental nesta causa ambiental e de promoção da economia circular, por isso abrimos este projeto a toda a comunidade. Guimarães foi o primeiro município a norte do país a aderir a esta recolha e serve de exemplo pela forma como está a implementar o projeto em todo o território”, afirmou.
As cápsulas recolhidas seguem para reciclagem, onde os invólucros de plástico e alumínio são transformados em novos produtos, enquanto a borra do café é utilizada como composto orgânico para fertilização, reforçando o compromisso de Guimarães com a sustentabilidade.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 22, 2024
O evento iniciou-se com uma atuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de S. Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.
Dezembro 22, 2024
A Irmandade de São Pedro assinalou este domingo, dia 22, a conclusão da primeira fase das obras de reabilitação na Basílica de São Pedro, no Toural, nomeadamente o restabelecimento do funcionamento do relógio e dos sinos.
Dezembro 21, 2024
O Moreirense sofreu, este sábado, dia 21, a primeira derrota em casa, desta feita frente ao FC Porto, por 0-3.