GUIMARÃES NO LANÇAMENTO DA CAMPANHA EUROPEIA DE PROMOÇÃO DE CIDADANIA

Guimarães foi uma das cidades representadas no lançamento da maior campanha europeia de promoção de cidadania ativa ao nível da Europa e, também, da participação cívica. O evento decorreu esta segunda-feira, 07 de maio, no âmbito da campanha “Cities4Europe – Europe for Citizens”, em Bruxelas.

A sessão contou com dois intensos debates, envolvendo mais de 80 cidades, sobre a envolvência e o comprometimento dos cidadãos. “As entidades de governação locais assumem o papel de dar voz aos cidadãos e esse compromisso sai reforçado no âmbito desta reunião em Bruxelas, no pressuposto da construção de um futuro à medida dos cidadãos para uma Europa ainda mais unida”, afirmou Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Adelina Pinto destacou, por exemplo, instrumentos de ação orientados pela Câmara Municipal de Guimarães como é o caso do Orçamento Participativo que permite aos cidadãos uma participação ativa e poder de decisão na construção de projetos, e ainda as reuniões de câmara descentralizadas, Parlamento Jovem Europeu, Eco-parlamento, além da presença do Município na Rede de Cidades Participada. “O futuro da Europa passa pelas cidades e pelo envolvimento dos cidadãos no exercício de uma cidadania ativa e participativa. No entanto, é preciso ir mais além do diálogo, é preciso fomentar a participação e o envolvimento dos cidadãos”, apontou a vice-presidente da Câmara de Guimarães.

Ao longo do mês de maio, a EUROCITIES, rede das grandes cidades europeias, está a executar a campanha “Cities4Europe – Europe for citizens”, uma plataforma para iniciativas locais que envolvam pessoas, vislumbram novas formas de democracia, e traçam um futuro comum.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?