Guimarães no topo da recolha seletiva de biorresíduos em Portugal
Município regista uma das melhores performances nacionais na recolha de resíduos alimentares, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e sistema PAYT.

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, uma organização não governamental de ambiente sem fins lucrativos, com utilidade pública e de âmbito nacional, divulgou, esta quinta-feira, uma análise em que destaca Guimarães como líder da recolha seletiva de biorresíduos alimentares em Portugal – efetuada pela Vitrus -, ao lado de Seixal e São João da Madeira. O município vimaranense alcançou uma capitação de 144 kg de resíduos alimentares recolhidos por habitante, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e pela implementação do sistema PAYT – Pay-as-you-throw, que incentiva a separação correta dos resíduos.
A recolha seletiva de biorresíduos passou a ser obrigatória por lei a partir de janeiro de 2024, mas a maioria dos municípios ainda não conseguiu alcançar uma cobertura significativa. Em Guimarães, o sistema porta-a-porta abrange já 45.000 habitantes, dos quais 7.830 estão incluídos no PAYT, permitindo uma taxa de captura superior a 60%. No total, foram recolhidas 6.608 toneladas de biorresíduos, com a maior fatia a vir de habitações particulares (5.536 toneladas) e o restante do setor da hotelaria e restauração (1.072 toneladas).
A aposta de Guimarães na recolha diferenciada reflete uma estratégia de sustentabilidade e gestão eficiente de resíduos urbanos, reduzindo o envio de resíduos biodegradáveis para aterro e aproximando o município das metas ambientais europeias.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 18, 2025
Na próxima jornada, a equipa de Moreira de Cónegos recebe o Nacional, dia 27.
Abril 18, 2025
A série Daqui Houve Resistência estreia na RTP1 no dia 25 de abril, sendo transmitida em horário nobre, após o Telejornal, pelas 21h00. A produção conta com cinco episódios, exibidos entre 25 de abril e 02 de maio. Os episódios ficam disponíveis na plataforma RTP Play.
Abril 18, 2025
A vereadora da Educação da Câmara Municipal, Adelina Pinto, manifesta preocupação face ao aumento significativo de crianças com necessidades educativas especiais muito graves, que têm sido.