
Guimarães no workshop de coordenação das Cidades e Regiões Circulares em Bruxelas
Guimarães foi uma das 12 cidades escolhidas como cidade-piloto.

Guimarães está presente no primeiro Workshop de Coordenação da Iniciativa das Cidades e Regiões Circulares que decorre, esta quarta-feira, em Bruxelas, no Comité das Cidades e Regiões.

Recorde-se que Guimarães foi uma das 12 cidades escolhidas como cidade-piloto em Economia Circular, na gestão de resíduos, numa iniciativa lançada pela União Europeia (UE), como parte do Plano de Ação para a Economia Circular.
A transição da UE para uma economia circular resultará numa redução da pressão sobre os recursos naturais, na criação de crescimento sustentável e emprego, revelando-se como mais um contributo para ser atingida a meta da neutralidade climática, estabelecida no Pacto Ecológico Europeu.
A cidade vimaranense encontra-se no grupo Gestão dos Recursos Circulares, acompanhada de cidades-piloto como Munique (Alemanha), Capannori (Itália), Gotemburgo (Suécia) e Tampere (Finlândia). Do grupo fazem parte cidades seguidoras como as regiões de Berlim e Baixa Saxónia (Alemanha) Região Central da Dinamarca, Lucca (Itália), Lääne-Harju (Países Baixos), Sofia (Bulgária), Zero Waste Scotland (Escócia) e a cidade portuguesa de Viseu, assim como a região Dão Lafões. As referidas cidades poderão ainda contar com diversos parceiros relevantes na área, como o Comité Europeu Económico e Social Europeu, o Banco Europeu de Investimento e a Agência Europeia do Ambiente.
Para Guimarães, esta seleção como cidade piloto em gestão de recursos circulares é também “o reconhecimento das diversas iniciativas que o concelho tem em implementação nesta mesma área, e permitirá a partilha, disseminação e replicação de boas práticas com outros parceiros europeus, através do apoio de especialistas internacionais em Economia Circular”, refere o município em comunicado. Este é mais um passo que a autarquia classifica como importante para o desenvolvimento do Plano de Ação de Economia Circular na Gestão de Resíduos, que deverá estar finalizado em 2023.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 27, 2023
ACTG faz duras críticas à postura do município que acusa […]
Setembro 26, 2023
Num total de 160 candidaturas ao financiamento do programa "Bairros Comerciais Digitais", Guimarães ficou na 95.ª posição, último lugar em que os candidatos estão aprovados, mas condicionados pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Setembro 26, 2023
A exigência da revogação resulta de uma proposta feita pelo CDU na Assembleia Municipal de Guimarães, que se realizou na sexta-feira passada, dia 22 de setembro.