Guimarães celebra este sábado 24 anos como Património Mundial da UNESCO
Guimarães celebra este sábado, 13 de dezembro, os 24 anos da inscrição do seu Centro Histórico na Lista do Património Mundial da UNESCO com um programa que ocupa todo o dia e envolve diferentes espaços, linguagens artísticas e públicos.

© Mais Guimarães
As comemorações arrancam com a exposição “António de Azevedo: escultor vimaranense”, patente no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, com entrada livre, aberta das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.
Às 10h30, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, decorre a Oficina Criativa de Olaria, dedicada à criação de figuras de presépio e decorações de árvore de Natal, numa proposta pensada para famílias e para todos os que desejem experimentar a arte manual associada às tradições vimaranenses.
Tarde com lançamento editorial, luz e celebração patrimonial
A partir das 16h00, na Casa da Memória, será apresentado o novo volume da coleção Vedutas, a Veduta XIX, que aprofunda o olhar sobre o território, o património e a identidade de Guimarães.
Às 17h00, vários locais emblemáticos como o Largo do Trovador, Largo da Oliveira e Paço dos Duques de Bragança, recebem o momento Património Iluminado, uma intervenção simbólica em que a luz.
Meia hora depois, às 18h00, o Largo da Oliveira acolhe o Brinde ao Património, juntando comunidade, entidades e visitantes numa celebração destes 24 anos de distinção mundial.
Ainda durante a tarde, às 18h30, será inaugurada a iluminação de Natal da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.
Noite cultural com música e teatro
A celebração estende-se até ao período noturno. Às 21h30, na Igreja de São Francisco, a Orquestra do Norte apresenta um concerto inserido no ciclo de Concertos de Natal.
Também inserido no programa, às 21h30, o Teatro Oficina apresenta “Tudo em Avignon e eu aqui”, no palco do Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor, reforçando a importância do teatro e das artes performativas na vida cultural da cidade. O espetáculo tem uma segunda apresentação no domingo pelas 18h00.





