Guimarães prepara-se para celebrar 896 anos da Batalha de S. Mamede

896 anos após a batalha de S. Mamede, "A primeira tarde portuguesa", Guimarães prepara-se para celebrar nas ruas a efeméride. 24 de junho de 1128 foi o primeiro e decisivo passo para demarcação nacional e territorial que viria a ser consagrada mais tarde, na sequência do Tratado de Zamora.

© CMG

Jornadas históricas, a Feira Afonsina alargada à Zona de Couros, e a participação do Exército Português são algumas das novidades das comemorações deste ano.

Na apresentação do programa das comemorações do Dia UM de Portugal, que decorreu em Couros, no Curtir Ciência de Guimarães, estiveram presentes Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, o coronel Fernando Martinho, do Exército Português, Júlio Borges, diretor do Centro de Ciência Viva, Isabel Fernandes e Antero Ferreira, da comissão organizadora das Jornadas Históricas de Guimarães, e Isabel Pinho, chefe de divisão da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães.

© Rodrigo Fernandes / Mais Guimarães

Na sua intervenção, Paulo Lopes Silva destacou a forte “participação da população voluntária na Feira Afonsina” bem como a participação de todas as associações que se inscreveram para o comércio e na animação de rua.

São “cerca de 100 artistas, 18 companhias de teatro, mais de 100 expositores comerciais e 70 voluntários” envolvidos na Feira Afonsina. Uma das preocupações da presente edição está relacionada com os objetivos de sustentabilidade do Município. Este ano, será digitalizada grande parte da comunicação do programa da feira, “através da redução de impressões de brochuras e folhas de sala”, da “disponibilização de toda a programação do evento através de QR Codes e na agenda cultural disponível em https://em.guimaraes.pt”.

© Rodrigo Fernandes / Mais Guimarães

Sobre a sessão solene, agendada para o Campo de S. Mamede, junto ao Castelo da Nacionalidade, Paulo Lopes Silva explicou o desafio lançado ao mestre espanhol Férrer Ferran, para escrever uma peça original sobre a Batalha de S. Mamede que será interpretada pela Banda Musical de Pevidém. Na cerimónia, participará também o Coro de S. Mamede, que unirá diversos coros de Guimarães.

Programa Dia UM de Portugal

O programa das comemorações dos 896 anos da Batalha de S. Mamede e, consequentemente, do Dia UM de Portugal começa com as Jornadas Históricas, um evento científico cujo objetivo é dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval e moderna.

Na sua quinta edição, que decorrerá no dia 15 de junho de 2024, as Jornadas incidirão sobre a figura de Mumadona Dias, dando a conhecer a sua relação com o território. O olhar sobre o papel de Mumadona Dias, procura fazer justiça a uma figura feminina marcante na construção de Guimarães, e por consequência do Condado que deu origem ao Reino.

© Rodrigo Fernandes / Mais Guimarães

A Feira Afonsina conta com sete áreas temáticas, uma zona de iguarias e uma de mercadores. Decorrerá entre a zona do Castelo, a Praça da Oliveira e, este ano, na Zona de Couros, naquela que é uma expansão da iniciativa a toda a zona classificada. Recorde-se que, desde setembro de 2023, Couros tem, tal como o centro histórico, a classificação de Património da Humanidade da UNESCO.

O momento de recriação performativa será “Os Alicerces do Reino”, inspirado no impacto que as Ordens Religiosas e Militares tiveram na construção do reino e o público pode contar com mais de 40 atividades para todos os públicos. O arranque da Feira está marcado para dia 21 de junho, às 18h00, e o encerramento para 24, às 22h00, com o habitual folguedo.

O programa da Sessão Solene inicia-se no dia 22, com uma demonstração de meios do Exército Português no Campo de S. Mamede, patente até 23 de junho, e um “Concerto de Órgão comemorativo da Batalha de S. Mamede”, no dia 22 junho às 21h30 e no dia 23 às 16h30, organizado pela Colegiada N. Srª. da Oliveira.

© Rodrigo Fernandes / Mais Guimarães

Recorde-se que o município de Guimarães vai distinguir este ano, com a medalha de honra, duas entidades, o Exército Português e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

No dia 24, decorrerá a tradicional Missa Solene, uma celebração eucarística especial para o dia, a Homenagem aos Mortos, às 18h00, junto à estátua de D. Afonso Henriques, e a Sessão Solene evocativa do 24 de Junho de 1128, às 21h30 no Campo de S. Mamede, com a aposição de condecorações honoríficas e o Concerto pela Banda de Musical de Pevidém e o Coro São Mamede.

A Comissão Científica que está a preparar a celebração dos 900 anos da Batalha de São Mamede divulgará ainda, num momento a ser anunciado pelo município, o trabalho que tem desenvolvido.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES