Guimarães promove 26 atividades no âmbito da Capital Verde Europeia
Guimarães celebra a sua distinção como Capital Verde Europeia com um conjunto alargado de iniciativas gratuitas espalhadas por todo o concelho.

© CMG
Depois da apresentação oficial de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, na sexta-feira, a programação prolonga-se pelo fim de semana. No sábado, dia 10 de janeiro, a partir das 10h30, o município promove um programa descentralizado que integra 26 atividades gratuitas, envolvendo cultura, gastronomia e sensibilização ambiental.
Música, dança e poesia ocupam o espaço público, com atuações de bandas e grupos corais locais, performances de dança e recitais poéticos. O programa inclui ainda oficinas dedicadas à mobilidade suave, como a Educabicla, e um showcooking com o chef António Loureiro, no Mercado Municipal.
Ao longo do dia, a mascote da Capital Verde Europeia, a “Cantarinha”, irá percorrer as ruas da cidade, promovendo momentos de interação e sensibilização ambiental num ambiente festivo e familiar, pensado para envolver diferentes gerações em torno do futuro climático de Guimarães.
Para facilitar o acesso às várias iniciativas e incentivar uma mobilidade mais sustentável, o município assegura uma operação especial da Guimabus. As linhas com término no centro da cidade, nomeadamente no Campo da Feira e em São Gonçalo, terão horários de chegada às 20h00, 21h00 e 22h00, com regressos previstos para as 23h30, 00h30 e 01h30.





