Guimarães quer ser referência no bem-estar dos reformados, garante presidente da Câmara
Magusto da Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães reuniu cerca de 600 participantes.

© CMG
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, marcou presença esta quinta-feira no magusto da Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães, uma celebração de São Martinho que reuniu cerca de 600 participantes. O autarca elogiou o trabalho da instituição e reafirmou o compromisso do Município em reforçar os espaços de convívio, inclusão e apoio destinados à população sénior.
A festa, marcada pela tradição das castanhas, do vinho e da animação musical, contou este ano com a visita especial do presidente da Câmara. No encontro, Ricardo Araújo destacou o papel fundamental das associações na promoção do bem-estar da população mais velha, salientando a importância da convivência, do recreio, da formação e do combate à solidão.
“Quero que Guimarães seja um concelho bom para os nossos reformados, para os nossos mais velhos — um concelho onde possam viver uma vida de qualidade, ativa e feliz”, afirmou, perante fortes aplausos dos presentes.
O autarca deixou ainda uma palavra de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Associação de Reformados e Pensionistas de Guimarães, garantindo a disponibilidade da autarquia para apoiar e melhorar as iniciativas destinadas aos seniores: “Estas atividades são muito importantes e quero ajudar para que sejam cada vez mais e melhores, para que todos possam ter melhores condições em todo o concelho.” Ricardo Araújo sublinhou também a necessidade de reforçar a oferta de transporte público, facilitando o acesso de quem vive em freguesias como Arosa, Castelões, Briteiros ou Lordelo.
Durante a sessão, o presidente do Município destacou igualmente o contributo de António Lopes, líder da associação, cuja dedicação às causas públicas “continua a marcar várias instituições de Guimarães”. À frente da associação desde 2013, António Lopes mostrou-se emocionado, agradecendo o apoio dos associados e a colaboração do Município na dinamização das atividades em prol dos reformados e pensionistas.





