Guimarães recebe ciclo de conferências sobre morgados e capelas
A cidade berço acolhe as sessões "À Descoberta dos Morgados e Capelas de Guimarães" durante a próxima semana, nos dias 10 e 11 de maio. Os debates têm como objetivo promover a história e o património dos espaços.
Integrado no projeto “VINCULUM”, que estudou o impacto social, cultural e económico dos morgadios e das capelas na sociedade portuguesa em séculos anteriores, nomeadamente entre os séculos XIV e XVII, o ciclo de debates reúne vários conferencionistas que abordarão esses mesmos espaços vimaranenses em contextos históricos e culturais.
As jornadas começam na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, com a apresentação do trabalho desenvolvido em arquivo pelo projeto “VINCULUM”, por Ana Mafalda Lopes. O primeiro momento do evento terá como palco a Escola Secundária Santos Simões, pelas 10h30.
Já no sábado, dia 11 de maio, a Sociedade Martins Sarmento é o espaço cultural escolhido para receber os primeiros debates do evento. A sessão de abertura está marcada para as 10h00 e contará com as intervenções de Antero Ferreira, presidente da Sociedade Martins Sarmento, e Maria de Lurdes Rosa e Ana Mafalda Lopes, ambas do projeto “VINCULUM”.
De seguida, a conferência “Os Morgados dos Caravalhos – Guimarães, séculos XV-XVI” dá início ao ciclo. A sessão, que inicia às 10h30, será presidida por Alice Gago, vencedora do Prémio Alberto Sampaio no ano de 2020.
A Casa do Costeado também será alvo de debate nas jornadas com a intervenção de Filipe Alves Moreira pelas 11h15. “Edição de um documento precioso: a crónica dos Castelo Branco” é o mote para esta sessão. No seu final, a organização fará uma visita guiada pelas instalações do espaço cultural vimaranense.
Durante a parte da tarde, o evento passa a realizar-se no Museu Alberto Sampaio a partir das 14h30. Isabel Maria Fernandes, diretora do Museu Alberto Sampaio, e Benjamim Sampaio, diretor da Escola Secundária Santos Simões, voltam a reatar o ciclo de conversas.
“O projeto VINCULUM e a sua base de dados: um contributo para a história local”, de Maria de Lurdes Rosa, e “Porque a memoria é fraca, e as vidas curtas”, presidido por Ana Mafalda Lopes marca o início dos debates.
O evento conta ainda com a conferência de Miguel Aguiar e Rita Sampaio da Nóvoa às 16h00, denominada de “Os vínculos de Guimarães na base de dados do projeto VINCULUM”. O ciclo de debates encerra com uma visita ao Museu de Alberto Sampaio entre as 17h00 e as 18h00.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
A Berço Academia, novo espaço do Berço Sport Clube, foi inaugurada neste sábado, dia 02 de novembro, no antigo estádio de Sande S. Lourenço. Marco Aurélio, sócio fundador do clube, em declarações ao Mais Guimarães, reforçou que deseja que toda a gente veja o Berço como um "clube de futuro".
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.