Guimarães recebe financiamento de 665 mil euros para gestão do território com satélites
Guimarães teve um financiamento de 665.833 euros de um programa que visa o desenvolvimento de sistemas inteligentes com recurso a satélites para a gestão de espaços públicos.
Juntamente com as cidades de Helsínquia (Finlândia), Toulouse (França), Amesterdão (Países Baixos), Attica (Grécia) e Gent (Bélgica), Guimarães teve um parecer positivo para o financiamento do programa HORIZON-EUSPA-2022-SPACE, de forma a “reafirmar o desígnio de impulsionar o setor e estabelecer a região como um polo de excelência na pesquisa e produção aeroespacial,” sublinha o município em comunicado.
O projeto, liderado pelo consórcio Space4Cities, vai utilizar o sistema de satélites Galileo e Copernicus para desenvolver serviços e sistemas, de forma a “contribuir para que o Município de Guimarães se torne mais inteligente, mais interligado e mais resiliente”, acrescenta o comunicado.
Desta forma, o território terá ferramentas que permitem monitorizar e analisar o desenvolvimento e planeamento urbano, identificar e responder a potenciais riscos ambientais, melhorar e otimizar a eficiência das infraestruturas urbanas e consumos energéticos, analisar e otimizar fluxos de tráfego.
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, considera que este financiamento “reafirma o compromisso de Guimarães para com o desenvolvimento inteligente”, permitindo ao município “consolidar a sua posição como um centro dinâmico, empreendedor e inspirador de inovação”.
Este projeto levará à “criação de oportunidades para a investigação e desenvolvimento de novos modelos de negócio, levando ao possível desenvolvimento de um cluster aeroespacial assente nos pilares da Inovação, da Educação e da Ciência”, termina o autarca.
No total, o Space4Cities obteve um financiamento de aproximadamente 5,2 milhões de euros para que, durante os próximos 42 meses, este projeto seja realizado.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 2, 2024
A Junta de Freguesia de São Torcato promove, a partir de terça-feira, dia 03 de dezembro, a quinta edição do concurso de fotografia "Natal na Vila de São Torcato", com o objetivo de divulgar a vila nesta época do ano.
Dezembro 2, 2024
Os eventos musicais são gratuitos e abertos ao público.
Dezembro 2, 2024
A Universidade do Minho (UM) avança, em comunicado, que deverá lançar o seu satélite PROMETHEUS-1 já no próximo mês de janeiro, a partir do porto espacial Vanderberg, na Califórnia, Estados Unidos da América.