Guimarães recebe líderes internacionais para formação em governação digital promovida por Portugal
Entre hoje, dia 26, e sexta-feira, dia 30, Guimarães acolhe a segunda edição do programa “UN Portugal Digital Fellowship”, uma iniciativa do Governo de Portugal em colaboração com a Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV).

© Universidade das Nações Unidas Guimarães
O encontro reunirá 29 altos dirigentes da administração pública de países como Azerbaijão, Irão, Venezuela, entre outros, para uma semana de formação intensiva dedicada à transformação digital nos serviços públicos.
A formação pretende capacitar líderes públicos para impulsionarem a modernização administrativa e a inovação tecnológica nos seus países, alinhando esses esforços com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O programa aborda temas-chave da governação digital, incluindo serviços públicos centrados no cidadão, inteligência artificial, dados abertos, participação cívica digital, inclusão e direitos digitais, segurança e cibersegurança, bem como os enquadramentos legais e ferramentas de gestão da mudança.
Ao longo da semana, o embaixador Álvaro Mendonça e Moura, Representante Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, acompanhará os trabalhos. A cerimónia de encerramento, agendada para 30 de maio, às 13h00, contará com a presença da embaixadora Ana Paula Zacarias, diretora do Instituto Diplomático.
O corpo formador inclui investigadores da UNU-EGOV — como Luis Soares Barbosa, Soumaya Ben Dhaou e Morten Meyerhoff Nielsen — e especialistas externos como Paulo Vale, diretor executivo da AI4PA – Agência para a Modernização Administrativa, e Lino Santos, diretor do Centro Nacional de Cibersegurança.