Guimarães recebe Feira de Oportunidades para os jovens

A Feira de Oportunidades de Guimarães abriu hoje e decorre até ao próximo sábado, dia 11 de maio.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

Decorreu hoje no Pavilhão Multiusos de Guimarães, a cerimónia de inauguração da da Feira de Oportunidades “Orienta-te”. Esta apresentação contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, vice-presidente e vereadora da Educação e Nelson Felgueiras, vereador da Juventude e Desporto.

Nesta mostra destacam-se as mais de 60 instituições de ensino, formação e emprego dirigidas a todos os jovens, a partir do 9º ano de escolaridade.  O objetivo é orientar todos os jovens nas suas opções formativas e profissionais. O edil lembrou que a feira foi inaugurada no Dia da Europa, e fez um paralelismo entre os avanços conseguidos com a integração europeia de Portugal na área educativa e as políticas públicas em Guimarães, que privilegiam a Educação, a Ciência e a Cultura. “Este evento confirma que os pilares de desenvolvimento da nossa sociedade, que são a Educação, a Ciência e a Cultura, dão frutos, embora não imediatos. O ambiente que sentimos aqui hoje confirma-o”, disse.

Para Domingos Bragança, esta Feira de Oportunidades de Guimarães é um evento que permite que os jovens possam tomar contacto com uma oferta formativa cada vez mais diversificada e capaz de proporcionar um percurso profissional de sucesso. “Tenho a certeza de que esta oferta educativa e empresarial, de uma riqueza excecional, será decisiva para o futuro destes jovens”, concluiu.

Adelina Paula Pinto, reforça que este é mais um projeto que” vem complementar todo o trabalho que é feito nas escolas de há longos anos. Cada vez mais estamos convencidos e a fazer esse trabalho, nomeadamente a CIM do Ave (Comunidade Intermunicipal do Ave), de uma orientação cada vez mais precoce. Consideramos que não é só no 9º ano ou só no 12º que temos que trabalhar o futuro dos alunos e portanto estamos a trabalhar cada vez mais cedo na identificação das suas próprias apetências e de como é que eles se podem depois integrar no mercado de trabalho”.

Desta forma, admite que o objetivo da mostra é exemplificar aos alunos na prática as valências dos variados cursos. “Esta feira, hoje ou neste tempo em que os alunos no 9º ano vão ter de fazer a sua opção no secundário ou os alunos do 12º ano vão ter de fazer a sua opção para o ensino superior ou para o mercado de trabalho, é fundamental pela capacidade que eles têm de aqui verificar, o que muitas vezes nós dizemos «é um curso de mecatrónica», onde a maior parte não sabe o que é. Nós abrimos uma série de cursos para que os nossos jovens consigam encontrar o seu curso, onde vão ser felizes, vão ser melhores alunos e onde vão estar melhor preparados para o mercado de trabalho”, reforçou.

Nelson Felgueiras, vereador da Juventude e Desporto, começou por esclarecer que a intenção era de “criar um momento que fosse importante para esclarecimento e informação dos jovens de Guimarães”. O vereador admite que olhou para este primeiro ano como “um ano de teste”, no entanto, superou as expectativas. “Lançámos o convite a cerca de um mês e meio a dois meses (do evento). A resposta que tivemos foi absolutamente fenomenal, no sentido em que 60 entidades é já bastante representativo. Acho que também representa aqui uma oportunidade no ponto de vista de região de Guimarães em afirmar-se nesta área”.

A feira estará disponível ao público até ao próximo sábado, dia 11 de maio. Por lá, será possível encontrar  inúmeros momentos lúdicos, espaços lounge e de Coworking, palestras e atuações ao vivo.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES