Guimarães recicla 1,5 milhões de cápsulas de café com projeto da VITRUS
Zé Amaro é o embaixador de um projeto que mobiliza a população para a sustentabilidade.

© Vitrus
A VITRUS Ambiente já recolheu cerca de 1,5 milhões de cápsulas de café usadas no concelho de Guimarães, o equivalente a 18 toneladas de resíduos. Esta iniciativa resulta de uma parceria com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e tem vindo a mobilizar empresas, instituições e cidadãos, contando ainda com o apoio do cantor Zé Amaro, embaixador do projeto. Na última semana, a rede de recolha foi reforçada com a entrega de novos contentores “descápsulas” a entidades de diferentes áreas, como o clube Xico Andebol (desporto), a empresa Resinorte (ambiente), o Centro de Inovação Terapêutico (saúde) e a cooperativa cultural A Oficina (cultura).
“Este é um exemplo claro do papel que a VITRUS desempenha na transformação ambiental do concelho”, afirmou Sérgio Castro Rocha, Presidente do Conselho de Administração da VITRUS. “Recolher 18 toneladas de cápsulas de café, num projeto que alia inovação, proximidade e sensibilização, demonstra a nossa capacidade de mobilização e o compromisso efetivo com a economia circular. Guimarães está, mais uma vez, na linha da frente da sustentabilidade.”
As cápsulas recolhidas são encaminhadas para reciclagem. Os invólucros de plástico ou alumínio são reaproveitados na produção de novos objetos e a borra de café é transformada em composto orgânico para uso na fertilização agrícola, promovendo a valorização integral do resíduo. O projeto está já amplamente enraizado em Guimarães, com uma rede de pontos de recolha acessíveis em juntas de freguesia, supermercados, instituições e empresas.