Guimarães regista um aumento de 13,4% nos praticantes federados
Os dados foram obtidos através do relatório sobre Praticantes Federados relativo a 2023/24, produzido pelo Centro de Estudos do Desporto da Tempo Livre.
Para Nelson Felgueiras, vereador do Desporto, os dados deste relatório permitem uma “cartografia bastante detalhada sobre a prática federada de desporto em Guimarães”, e evidenciam os investimentos feitos na criação de condições que favoreçam e incentivem a prática desportiva. “Este tipo de trabalhos permite-nos olhar para o território e definir melhores políticas públicas que nos conduzam a um território mais coeso e saudável, por via do desporto”. Para o vereador “estes resultados são muito animadores” e os próximos passos passarão por “continuar a trabalhar para aumentar o número de atletas e praticantes das várias modalidades desportivas”, explica.
As principais conclusões deste estudo referem um aumento de 13,39% no número de praticantes federados em Guimarães, limitando-se aos 9951 praticantes no concelho de Guimarães, o que resulta num acréscimo de 1175 novos praticantes em relação à época anterior. No total, estão registados 8115 praticantes do género masculino e 1836 do género feminino.
O concelho de Guimarães viu também o número de modalidades praticadas crescer de 35, para 41, sendo este último, o recorde atual do número de modalidades desde 2022/23.
O aumento significativo revê-se no futebol, onde constam listados mais 668 praticantes da modalidade, resultando num total de 48,20% federados em Guimarães.
Entre as modalidades mais praticadas em Guimarães integram as seguintes: futebol (4 796 atletas), futsal (444), ciclismo (427), karaté (400), judo (350), andebol (338), ginástica (320), ténis (280), atletismo (265) e tiro com armas de caça (245).
O estudo também revela que Guimarães regista uma taxa de prática desportiva federada de 6,35%, ficando abaixo da média nacional (7,36%).
Em relação às modalidades mais praticadas a nível nacional e no concelho de Guimarães, sete delas são coincidentes nomeadamente o futebol, o futsal, o ciclismo, o andebol, a ginástica, o ténis e o atletismo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 19, 2024
Na antecâmara das comemorações do 102.º aniversário, o Vitória Sport Clube quer vestir a cidade de preto e branco e espalhar o símbolo do clube pelas varandas de Guimarães. Para isso, está a levar a cabo uma campanha que se estende pelo concelho.
Setembro 19, 2024
Helena Machado, investigadora vimaranense, ganha financiamento de 2.4 milhões de euros para desenvolver investigação os próximos cinco anos.
Setembro 19, 2024
A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia - vai fazer a apresentação pública do Relatório do Estado da Mobilidade Urbana em Guimarães, no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 18h00, na sede da União de Freguesias da Cidade, situada no Centro Comercial S. Francisco.