Guimarães selecionada para a Edição 2023-25 do Desafio das Cidades Inteligentes
Com o apoio da Comissão Europeia e a colaboração com outras cidades, o município terá “acesso a recursos valiosos e conhecimentos especializados”, que permitirão “desenvolver projetos inovadores que nos coloquem na vanguarda das cidades inteligentes”.
A cidade de Guimarães foi escolhida, uma vez mais, para participar na iniciativa Desafio das Cidades Inteligentes (Intelligent Cities Challenge – ICC).
Depois de ter sido selecionada para a primeira edição do programa ICC, em 2020-22, e para o Desafio das Cidades Digitais, em 2018-20, a Comissão Europeia voltou a “reconhecer o potencial do município e o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação”, concedendo-lhe a “oportunidade de embarcar numa jornada transformadora de dois anos para criar uma estratégia impactante rumo a uma cidade mais inteligente e inovadora e desenvolver soluções inovadoras, que coloquem a cidade na vanguarda da transição verde e digital através de Pactos Verdes Locais”, refere o município em comunicado.
Paulo Lopes Silva, vereador dos Sistemas Inteligentes da Câmara Municipal de Guimarães, assume que esta conquista “reflete o nosso compromisso com a transformação digital e a sustentabilidade”. Com o apoio da Comissão Europeia e a colaboração com outras cidades, o município terá “acesso a recursos valiosos e conhecimentos especializados”, que permitirão “desenvolver projetos inovadores que nos coloquem na vanguarda das cidades inteligentes”. Juntos, conclui o vereador, “construiremos um futuro melhor para Guimarães como uma cidade inteligente, sustentável e próspera”.
Dana Eleftheriadou, Chefe da Equipa de Cidades e Proximidade, DG GROW na Comissão Europeia, afirma que “as cidades são o coração pulsante da economia europeia” e esta nova fase do Desafio das Cidades Inteligentes “oferece às cidades a oportunidade primordial de se destacarem como uma Cidade Inteligente Europeia”, transformando as suas ambições de sustentabilidade e tecnologia em ação, “especialmente através do lançamento dos seus próprios Pactos Verdes Locais”, colocando as cidades no caminho para tornar o Pacto Verde Europeu e o Plano Industrial do Pacto Verde uma realidade, enquanto se amplia a indústria de emissão-zero na Europa.
O programa ICC ajudará as cidades a aproveitar o poder de tecnologias de ponta, ao mesmo tempo que melhora a competitividade económica, a resiliência social e a qualidade de vida dos cidadãos europeus. Elas receberão orientação personalizada de alta qualidade, apoio especializado, acesso a redes de aconselhamento e pares das cidades, bem como ferramentas de capacitação, para impulsionar as suas cidades em direção à transição dupla.
Esta é uma oportunidade importante para Guimarães liderar o caminho no desenvolvimento urbano sustentável e inovação tecnológica. A edição anterior da ICC (2020-2022) contemplou um total de 1,9 mil milhões de euros destinados a ações nas cidades ICC, sendo que 247 milhões de euros foram provenientes de financiamento público de fontes da União Europeia, nacionais e regionais, que ajudaram a viabilizar 336 ações planeadas pelas 136 cidades nucleares. Esta nova edição irá aproveitar o sucesso do programa ICC anterior (2020-22) e do Desafio das Cidades Digitais (2018-20) para fornecer uma extensa e destacada rede de contactos, um sólido quadro metodológico e mecanismos de apoio robustos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 30, 2024
A partir de quarta-feira, dia 01 de janeiro de 2025, entra em vigor a alteração na tabela de preços de bilheteira da Museus e Monumentos de Portugal.
Dezembro 30, 2024
A GNR de Guimarães, apreendeu, no dia 28 de dezembro, 23 veículos por alterações às características construtivas, que participavam em corridas ilegais numa zona industrial, no concelho de Guimarães.
Dezembro 30, 2024
José Ferreira foi chamado a representar a Seleção Nacional Sub-21 no Torneio 4 Nações, que irá decorrer de 09 a 11 de janeiro, em Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.