Guimarães: Uma retrospetiva ao ano de 2023

No último dia de 2023, o Mais Guimarães recorda os acontecimentos que marcaram este ano.

© Direitos Reservados

JANEIRO

O evento de passagem de ano, que se realizou no Dia de Reis, dia 06 de janeiro, devido ao mau tempo no final de 2022, juntou cerca de 20 mil pessoas no Toural.

Um dos assuntos que marcou o arranque deste ano foi o encerramento de várias escolas do concelho de Guimarães devido à greve dos professores. Entre outros motivos, a paralisação nos estabelecimentos foi convocada em protesto contra as propostas do Governo de revisão do regime de recrutamento.

Em janeiro, o Hospital Senhora da Oliveira implementou o OncoConsigo, projeto que permite ao doente oncológico receber no seu lar os cuidados oncológicos e tratamentos de mamoterapira, homonoterapia e terapia de suporte.

Foi no primeiro mês do ano que o Tribunal de Guimarães condenou a sete anos de prisão António Silva, conhecido como “Tony do Penha”, por exposição ou abandono, no processo em que respondia pela morte de Fernando Ferreira, com a alcunha de “Conde”.

Em janeiro, Hermenegildo Abreu foi nomeado comandante dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.

© Joana Meneses/ Mais Guimarães

Um incêndio urbano deflagrou na rua João XXI, junto ao estádio, provocando cinco desalojados. A ocorrência mobilizou os Bombeiros Voluntários de Guimarães, a Polícia Municipal, a PSP e a VMER. O  incêndio deflagrou como consequência de uma explosão no segundo andar de um edifício.

FEVEREIRO

Guimarães voltou a ser capital da dança, de 2 a 11 de fevereiro, com a 12.ª edição do GUIdance. O festival incluiu onze espetáculos – entre estes, quatro estreias nacionais, duas coproduções e três projetos selecionados para a Aerowaves Twenty22.

Os trabalhadores da Transdev estiveram em greve no segundo mês do ano, para reivindicarem aumento dos salários. A greve decorreu em frente às instalações da empresa, em Pinheiro, e passou pela Câmara Municipal de Guimarães.

Milhares de pessoas saíram às ruas para celebrar o Carnaval, depois de dois anos de pandemia. Pevidém voltou a ser local de folia depois de meses de trabalho do Teatro Coelima (Associação Sol do Miral).

Cerca de 500 professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e alunos marcaram presença na marcha pela escola pública, que se iniciou na EB 2,3 João de Meira e percorreu as ruas da cidade-berço.

A Universidade do Minho celebrou o 49.º aniversário a 18 de fevereiro. O nadador ucraniano Andrii Govorov, recordista mundial dos 50 metros mariposa em Piscina Olímpica, reforçou as cores do Vitória, assinando contrato com os conquistadores até dezembro de 2024.

MARÇO

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães comemoraram 146 anos com o hastear das bandeiras no quartel da Instituição, o tradicional desfile da corporação e de viaturas e a homenagem com a colocação de coroa de flores no monumento.

O Hospital Senhora da Oliveira recebeu 1.2 milhões de euros para melhoria das instalações do blocos de partos, depois de a sua candidatura para a qualificação ter sido aprovada pela Direção Executiva do SNS. Das 25 instituições hospitalares a nível nacional, o Hospital de Guimarães foi o sexto com maior financiamento.

O Agrupamento de Escolas de Briteiros foi requalificado em março e passou a contar com dois novos laboratórios de ciências, uma rádio escola e uma renovada biblioteca. A escola foi equipada com um espaço informático, com computadores e projeção de vídeo, de forma a garantir o acesso equitativo a equipamentos a toda a comunidade escolar.

No final do mês, a ecovia junto à futura escola-hotel foi inaugurada, tratando-se de um percurso com 232 metros e com iluminação que recorre à tecnologia LED.

ABRIL

© Direitos Reservados

A Penha recebeu a segunda prova do Campeonato Nacional de Montanha, que contou com um número recorde de participantes (75), deliciando os amantes de desporto motorizado com esta corrida em Guimarães.

A abertura do Centro de Hemodinâmica no Hospital de Guimarães, que estava pronto e parado desde 2015, foi outra das novidades deste mês.

© Direitos Reservados

A polémica escultura de D. Afonso Henriques, obra com 15 toneladas e seis metros de altura, foi para Zamora sem passar por Guimarães. A estátua, iniciativa da Grã Ordem Afonsina, mostra o primeiro rei com 14 anos, agarrado a uma espada, refletindo a sua investidura como cavaleiro.

MAIO

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas procedeu às comemorações do seu 136.º aniversário no dia 30 de abril.

O Vitória sagrou-se tetracampeão nacional de polo aquático masculino, após derrotar o Clube Fluvial Portuense, no quarto jogo da final, por um expressivo 20-13. O presidente António Miguel Cardoso apontou que “o corpo técnico liderado por Vítor Macedo, os atletas e restante staff da equipa estão de parabéns, assim como também estão os adeptos, que nunca deixaram de apoiar em grande número.”

© Direitos Reservados

Moreirense confirma o regresso à primeira divisão do futebol português depois de vencer o Estrela da Amadora por 2-4.

O despiste do um autocarro de Guimarães que seguia rumo a Fátima, na A1, resultou em três mortos, 28 feridos ligeiros e quatro feridos graves. O pesado de passageiros despistou-se ao quilómetro 212 e atravessou para outra faixa de rodagem, acabando por embater num poste de eletricidade.

JUNHO

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães ofereceram uma ambulância à região de Oio, na Guiné-Bissau. A viatura de socorro e transporte já não reunia condições para operar em Portugal, mas “voltou a ganhar vida para fazer a diferença em muitas vidas daquele país africano”, anunciou a corporação.

Domingos Bragança retirou os pelouros a Nélson Felgueiras, vereador na Câmara Municipal de Guimarães, por suspeitas de benefícios na atribuição de apoios financeiros à KTF Team, associação de artes maciais, entre 2020 e 2023.

A equipa de andebol do Vitória garantiu o acesso à primeira divisão nacional, após empate a 20 golos diante o Nazaré Dom Fuas. Posteriormente, o plantel foi homenageado pela Câmara Municipal de Guimarães.

Dois anos depois do falecimento de Neno, o D. Afonso Henriques foi palco d’”O Legado de Neno”, um evento solidário que reverteu a favor de três associações que o antigo jogador apoiava: aPalavra, a Cercigui e a Casa da Criança de Guimarães.

A cidade berço voltou a acolher mais uma edição da Feira Afonsina, este ano sob o tema “Afonso: Político e Diplomata”, entre 22 e 25 de junho.

JULHO

© Direitos Reservados

O Rock in Rio Lisboa reagiu à polémica relacionada com o uso “indevido” da marca “Rock in Rio” pela organização do festival vimaranense “Rock in Rio Febras”, o que levou à mudança do nome do evento. Depois da polémica, o festival que decorre junto ao rio Febras contou com mais de 5.500 pessoas.

Hugo Freitas assumiu o cargo de diretor executivo d’A Oficina, sucedendo a Helena Pereira.

A Associação de Pais da Escola do Deserto, com o apoio da junta de freguesia de Prazins Santo Tirso e Corvite procedeu à colocação da cápsula do tempo nos arredores da escola, que se pretende que apenas seja aberta no ano de 2050.

AGOSTO

Tal como é habitual na cidade berço em Agosto, as Festas Gualterianas levaram os vimaranenses às ruas e praças. Soraia Tavares, Agir, Bianca Barros, D.A.M.A, IRMA e The Black Mamba marcaram presença no evento.

© Delfim Machado

Guimarães foi o concelho que registou o maior aumento do número de desempregados em julho de 2023, de forma destacada, desde o mesmo mês do ano passado. A indústria do couro, do têxtil e do vestuário foram os setores mais afetados. Com um aumento de 1.032 novos desempregados face a julho de 2022, Guimarães destacou-se de forma isolada no primeiro lugar.

Moreno Teixeira anunciou a saída do cargo de treinador principal após o jogo frente ao Estrela da Amadora, no estádio José Gomes. O vimaranense referiu que “o ciclo do Moreno como treinador do Vitória fecha-se hoje aqui. O treinador não resistiu ao afastamento precoce das competições europeias diante do Celje.

Natural de Fafe, André Galvão entrou na licenciatura de Engenharia Aeroespacial na Universidade do Minho, no campus de Azurém, com uma média de 19,72 valores, a mais alta registada para este curso no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior na primeira fase.

O Fest´In Folk realizou-se pela primeira vez como parte dos festivais internacionais CIOFF – Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais. O evento vimaranense faz agora “parte dos poucos festivais que existem em Portugal com esta certificação”, adiantou Henrique Macedo, presidente do Grupo Folclórico da Corredoura.

Depois da polémica com o nome “Rock in Febras”, realizado em Guimarães, a organização decidiu, através de votação, alterar o nome do festival. O nome escolhido foi Rock no Rio Febras.

SETEMBRO

© Direitos Reservados

O Património Mundial da UNESCO de Guimarães foi alargado à zona de Couros. Assim, a área classificada duplicou de 19,8 hectares para 38,4. A área de proteção também foi ampliada, desde o topo da montanha da Penha, onde nasce a ribeira de Couros, à Veiga de Creixomil. Esta zona tampão passou de 99,2 hectares para 129,3. A cidade berço foi a única candidata de Portugal na 45ª Sessão do Comité do Património Mundial, bem como a única da categoria “alterações significativas aos limites”.

Uma mulher, residente na freguesia de Sande S. Clemente, grávida de 35 semanas, morreu a caminho do hospital no dia 28 de agosto. O bebé também não sobreviveu. Os Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas e uma equipa da VMER foram chamados para prestar auxílio e, apesar das manobras de reanimação na habitação e na ambulância, a grávida de 26 anos e o bebé viriam a falecer.

O Vitória registou um balanço positivo no mercado de verão de 16,650 milhões de euros.  Depois de terminar esse mercado de transferências, o Vitória publicou os valores das entradas e saídas.
O clube vimaranense registou um encaixe de 18 milhões e 900 mil euros em vendas e investiu 2 milhões e 250 mil euros na contratação de atletas.

© Direitos Reservados

O supercomputador Deucalion, fruto de um investimento de 20 milhões de euros, foi inaugurado por António Costa no polo de Guimarães da Universidade do Minho. Com 26 toneladas, o Deucalion integra a rede europeia de computação avançada (EUROHPC) e coloca a Europa com 21% de toda a capacidade mundial instalada.

Faleceu o antigo treinador do Vitória Marinho Peres, com 76 anos. Nascido em Sorocaba, São Paulo, Marinho Peres estreou-se em Portugal como treinador em 1986/1987 serviço do Vitória SC, tendo conseguido, logo nessa época, conduzir os vitorianos aos quartos de final da Taça UEFA.

OUTUBRO

© Direitos Reservados

As obras da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave arrancaram, seis anos após a confirmação do projeto. A construção implica um custo de 15 milhões de euros e conta com prazo até outubro de 2025. A escola-hotel vai nascer na antiga Quinta do Costeado, em Creixomil.

A chuva intensa que caiu sobre Guimarães no dia 18 de outubro, com a depressão Aline, provocou inundações um pouco por todo o concelho, com destaque para a zona baixa da cidade e da bacia de Couros. Vários locais foram inundados, como o Mercado Municipal, a rua de Santo António, o Central de Camionagem. Houveram estragos também em Pevidém e em S. Torcato.

Álvaro Pacheco foi apresentado como novo treinador da equipa principal do Vitória SC. O técnico português de 52 anos, natural da Lixa, encontrava-se livre de compromissos, depois da saída do Estoril, e assinou um contrato válido até ao final da época 2024/25. O treinador chegou ao clube o rei para suceder a Paulo Turra, que esteve ao comando do clube durante apenas seis partidas.

Três vimaranenses, naturais da freguesia de Longos, foram retirados sem vida do mar. O corpo da primeira vítima foi retirado em Vila do Conde. Cerca de uma semana depois, um casal foi encontrado ao largo da barra de Aveiro por pescadores.

Guimarães perdeu a eleição para Capital Verde Europeia em 2025 para Vilnius, capital da Lituânia. Esta foi a segunda candidatura de Guimarães, depois de ter alcançado o quinto lugar na disputa pelo título em 2017. As cidades finalistas para o título de Capital Verde Europeia em 2025 foram Guimarães, Vilnius e Graz, na Áustria. Domingos Bragança anunciou, no mesmo dia, a intenção de lançar uma nova candidatura.

NOVEMBRO

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

O CC Taipas assinalou o centenário a 23 de novembro. O clube é o segundo filiado mais antigo de Guimarães e o terceiro da Associação de Futebol de Braga. No início, tinha a caça como principal modalidade e o futebol apenas chegou em 1930. Para o presidente do CC Taipas, Bruno Ferreira, “100 anos é uma data marcante e única”. O que prevalece são os 100 anos de história sem interrupções”, disse.

Domingos Bragança, devolveu ao vereador Nélson Felgueiras as competências que lhe tinha retirado em 21 de junho de 2023.

 

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

A Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, aguarda por intervenções há mais de uma década. O pároco da freguesia, Carlos Sousa, explicou que “o processo de degradação arrasta-se há vários anos.” Vitor Matos, presidente da junta de freguesia da Costa, frisou que “é imperdoável se o nosso Estado central, proprietário do imóvel, não resolver o problema em tempo útil.”

Novembro é sinónimo de Festas Nicolinas, que voltaram a levar milhares de pessoas às ruas da cidade. A tradição, uma vez mais, cumpriu-se.

© Direitos Reservados

A Polícia Judiciária desmantelou uma rede de produção e tráfico de cocaína, que era produzida numa moradia em Gondomar, Guimarães. O laboratório produzia e exportava cem quilos de cocaína por semana, quantidade avaliada em cerca de dez milhões de euros. Tratava-se de um laboratório de transformação de pasta em cloridrato de cocaína que chegava todos os dias oriunda da Colômbia através de meio aéreo.

O Multiusos de Guimarães comemorou o 22.º aniversário. O presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha, sublinhou que o pavilhão “devia ser considerado por todos como um dos principais ativos estratégicos de Guimarães.”

O município de Guimarães anunciou que vai instalar no edifício da antiga Fábrica da Madroa uma Loja de Cidadão e um Centro de Acolhimento Empresarial de Nova Geração. O município adquiriu o imóvel por 1 milhão e 170 mil euros. Domingos Bragança espera que esteja em funcionamento até ao final do primeiro semestre de 2026.

DEZEMBRO

© Paulo Guimarães /Mais Guimarães

No último mês do ano, o Plano e Orçamento da câmara municipal de Guimarães para 2024, no valor de 174,8 milhões de euros, foi aprovado pela maioria socialista. Em dois anos, o orçamento municipal disparou de 107 para 175 milhões de euros. Ricardo Araújo, vereador eleito pela coligação “Juntos por Guimarães” considero que “o concelho continua com graves carências de investimento público.” Já Domingos Bragança justificou que o valor “tem a ver com a transferência de competências na área da saúde, escolar e social.”

O presidente do município anunciou que Guimarães vai ter um novo Cento de Saúde junto à encosta da Penha. Os estudos, com a ajuda do Ministério da Saúde, vão definir o local, mas as possibilidades passam por Mesão Frio, Costa e Abação.

Sofia Escobar, artista natural de Guimarães, quis apresentar o novo disco “Tanto Mais” no Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e lamentou estar há cerca de dois anos à espera de resposta da A Oficina. A cantora explicou que “não nos respondem e não se consegue marcar sequer uma reunião.” O CCVF defende que Sofia Escobar tem já atuado por diversas vezes na cidade berço.

As prestações de Francisca Jorge no Brasil valeram o salto de 60 lugares desde a 271.ª para a 211.ª posição no ranking WTA, atingindo a melhor classificação da carreira. A vimaranense torna-se, assim, a sexta tenista portuguesa a atingir o top 250. A tenista também garantiu a presença num torneio de Grand Slam, tornando-se a primeira portuguesa a fazê-lo desde 2017.

Hugo Ribeiro abandona a vice-presidência da comissão política concelhia do PSD Guimarães, por André Coelho Lima não constar na lista de candidatos a deputados nas eleições legislativas de 10 de março do próximo ano. Ricardo Araújo, líder do PSD Guimarães, disse estar surpreendido, mas preferiu não comentar a situação.

A CASFIG apoiou,desde 2009, 1.900 famílias através de um investimento de cerca de 1.5 milhões de euros, adiantou a vereadora com os pelouros da Ação Social. Apenas em 2023, a empresa municipal atribuiu 250 mil euros, apoiando 250 famílias.

Guimarães prepara-se para receber 2024 ao som de três DJ´s no Largo do Toural.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES