Guimarães vai celebrar culturas do mundo com o FEST’IN FOLK Corredoura

O Grupo Folclórico da Corredoura vai apresentar na próxima segunda-feira, dia 28 de julho, às 11h00, no Teatro Jordão, o programa oficial do FEST’IN FOLK Corredoura – O Mundo Dança em Guimarães.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

O festival, que decorrerá entre 4 e 14 de agosto, promete sete dias consecutivos de música, dança e partilha cultural, com atuações em vários espaços da cidade e do concelho de Guimarães.

Reconhecido desde dezembro de 2022 pelo CIOFF® – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, organismo acreditado pela UNESCO para a salvaguarda do património cultural imaterial –, o FEST’IN FOLK Corredoura afirma-se como uma referência nacional no panorama dos festivais de folclore. Nesta edição de 2025, o evento aposta numa programação diversificada e contemporânea, que cruza tradição e inovação para dar a conhecer expressões culturais de várias partes do mundo.

Além das habituais três Galas de Folclore no Campo de S. Mamede, o programa inclui atuações de grupos internacionais em lares de terceira idade do concelho, desfiles e paradas pelas ruas do centro histórico, workshops de danças tradicionais com bailarinos e músicos convidados, e ainda a criação de uma orquestra multicultural composta por elementos dos vários grupos presentes. Em paralelo, de 5 a 9 de agosto, estará patente no Guimarães Shopping a exposição “O Mundo a Trajar em Guimarães”, dedicada à diversidade do trajo tradicional.

© CMG

Representação nacional e internacional 

O FEST’IN FOLK CORREDOURA contará com a participação dos seguintes grupos internacionais: Ballet Argentino Caldén Gaucho (Argentina), Compagnie Artistique Mien-Moh (Costa do Marfim), L’Etoile de L’Avenir (França), JDK “Rīdze” (Letónia), Ballet Folklorico de Occidente (México) e Dansensemble Phoenix (Países Baixos).

Nos grupos nacionais estarão presentes o Grupo Regional de Moreira da Maia (Maia), o Grupo Folclórico da Senhora da Aparecida (Lousada), o Rancho das Lavradeiras da Trofa (Trofa), o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela (Viana do Castelo) e o Grupo Folclórico da Corredoura (Guimarães).

Entre 4 e 7 de agosto, os grupos internacionais e nacionais realizarão residências artísticas que resultarão na constituição de uma orquestra conjunta e na criação de um espetáculo musical intercultural, sob a direção da maestrina Marisa Oliveira.

No dia 5 de agosto, às 16h00, será inaugurada a exposição “O Mundo a Trajar em Guimarães”, no Guimarães Shopping, que ficará patente até 9 de agosto.

Nos dias 5 e 6 de agosto, os grupos internacionais atuarão em lares de idosos do concelho: o grupo da França no Lar Santos Passos, o da Letónia no Lar do Paraíso em Brito, o dos Países Baixos no Lar São Domingos e o do México no Centro Social de Polvoreira. Nestes mesmos dias, os grupos do México e da Letónia promoverão workshops de dança “Dança Comigo” no Guimarães Shopping.

No dia 8 de agosto, a partir das 16h00, haverá um desfile/parada pelas ruas do centro histórico, com a participação dos grupos de Argentina, Costa do Marfim, França, Letónia, México, Países Baixos e Portugal. Às 21h00, será inaugurada a Feira de Artesanato no Campo de S. Mamede, seguida, às 21h30, pela Gala de Abertura, que apresentará o espetáculo multicultural da Orquestra Internacional do FEST’IN FOLK Corredoura.

No dia 9 de agosto, às 21h30, realiza-se a Gala de Folclore Nacional no Campo de S. Mamede, com a presença dos grupos de Moreira da Maia, Senhora da Aparecida (Lousada), Lavradeiras da Trofa, Lavradeiras da Meadela (Viana do Castelo) e o Grupo Folclórico da Corredoura de Guimarães.

No dia 10 de agosto, às 11h00, haverá uma celebração religiosa ecuménica na Igreja de S. Francisco, em Guimarães, com a participação dos grupos internacionais e do Grupo Folclórico da Corredoura. Para encerrar o festival, às 21h30, no Campo de S. Mamede, acontecerá a Gala de Encerramento com todos os grupos internacionais, nomeadamente Ballet Argentino Caldén Gaucho, Compagnie Artistique Mien-Moh, L’Etoile de L’Avenir, JDK “Rīdze”, Ballet Folklorico de Occidente e Dansensemble Phoenix, seguida do ato de clausura.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS