Será levada a Reunião de Câmara, na próxima quinta-feira, 10 de março, uma proposta para a adesão à Rede de Autarquias para a Igualdade.

Com a finalidade última de promover a integração do principio da igualdade entre mulheres e homens e o desenvolvimento de medidas promotoras da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal nas politicas locais sectoriais, a “Rede de Autarquias para a Igualdade” assume-se como uma medida estratégica, na medida em que assenta na dinamização de atividades que privilegiam a reflexão conjunta, a identificação de boas práticas já existentes, a produção de recomendações e a criação de medidas de ação positivas, inovadoras e passiveis de serem incorporadas pelas autarquias.
Ao acompanhar as diversas orientações nacionais e internacionais nesta matéria, a Câmara Municipal de Guimarães reconhece que “poderia dar um contributo positivo na construção de uma sociedade mais igualitária, ao comprometer-se com o desenvolvimento de um trabalho efetivo de intervenção e prevenção nestes domínios, ao nível local”.
Recorde-se que o município de Guimarães tem tido uma voz ativa nesta temática. O município de Guimarães foi distinguido em 2018, e novamente em 2020, com a atribuição do prémio “Viver em Igualdade”, que reconhece a assunção de boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação. Em maio de 2020 foi ainda constituída uma Equipa para a Igualdade na Vida Local em Guimarães, e em 2021 foi formada a Rede Local de Parceiros para a prevenção e combate à violência doméstica.