Guimarães vai ter um novo Centro de Saúde junto à cidade
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou que será projetado um novo Centro de Saúde junto à encosta da Penha.
Na reunião do executivo municipal, realizada nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, o autarca anunciou a construção de um novo Centro de Saúde na zona da montanha da Penha. Os estudos, com a ajuda do Ministério da Saúde, vão definir o local, mas as possibilidades passam por Mesão Frio, Costa e Abação.
No âmbito do Plano e Orçamento 2024, Domingos Bragança entendeu que “tinham de estar incluídas todas as beneficiações necessárias nos Centros de Saúde e tínhamos de incluir um novo de nova geração.” Para isso, o município de Guimarães esteve em negociações com o Ministério da Saúde para que a verba passasse de 4,5 milhões para 10 milhões de euros.
Recorde-se que a partir de janeiro do próximo ano, o Governo vai delegar competências à Câmara Municipal de Guimarães, para que seja responsável pela gestão dos Centros de Saúde do concelho.
Neste contexto, Domingos Bragança “tem a certeza de que, em janeiro, estarão os diretores dos Centros de Saúde, executivos e trabalhadores a dizer que as carrinhas têm de ser substituídas, que as salas não tem o conforto e o aquecimento necessário e que há infiltrações, entre outras situações”, e daí a necessidade do aumento da verba transferida pelo Governo.
Apesar disso, o edil está consciente de que “essa proximidade é boa porque aumenta a exigência dos cidadãos e dos trabalhadores das áreas.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 2, 2024
Ao longo de 2024, a Sociedade Martins Sarmento (SMS) estuda e expõe em detalhe peças do seu acervo museológico, com o objetivo de partilhar um pouco da história dessas peças e das coleções disponíveis na SMS.
Novembro 2, 2024
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sediada em Guimarães, acolhe, nos dias 05 e 06 de novembro, cerca de 150 participantes para o Encontro Nacional de Estudantes de Materiais e o “Dia Mundial dos Materiais 2024”. O programa inclui um conjunto de palestras, workshops, exposições e prémios. A organização cabe ao Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais da UMinho, à Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) e à Ordem dos Engenheiros (OE).
Novembro 1, 2024
Numa nota publicada no site oficial do clube de Moreira de Cónegos, nesta sexta-feira, 01 de novembro, Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, fala de 86 anos de uma história construída com "paixão, dedicação e, acima de tudo, com valores dos quais nunca abdicaremos, bem como com o desejo constante de sermos melhores".