Há festa na Casa da Memória
É já este sábado, 25 de setembro, que a Casa da Memória abre portas e junta "palavras, transformações, contos, sons, comes e bebes numa celebração com toda a comunidade".
Neste regresso à programação regular da Casa da Memória de Guimarães, o convite está feito: “A Casa em Festa, uma Festa na Casa. Tudo pronto, só faltam os convidados”.
É já este sábado, 25 de setembro, que a Casa da Memória abre portas e junta “palavras, transformações, contos, sons, comes e bebes numa celebração com toda a comunidade”.
A oficina de serigrafia é um projeto de arte participativa apresentado pelo coletivo artístico Atelier Ser, onde os participantes serão convidados a criar uma nova cartografia da sua cidade com base nas suas memórias do lugar. “As memórias estão quase sempre ligadas a sentimentos”, explicam, dando o mote para este laboratório: “vamos traduzir esses sentimentos em palavras e com elas representar a nossa cidade, o nosso território. O resultado serão coloridas combinações de palavras que representam um lugar e que transformam a partilha de sentimentos num mapa de memória coletiva”.
“Vamos transformar o plástico velho?”, pergunta a Casa da Memória aos mais novos. Precious Plastic é uma comunidade global de centenas de pessoas que se dedicam a arranjar soluções para combater a poluição causada pelo plástico. Com a equipa Precious Plastic Portugal, neste formato de workshop mais amplo, os participantes ficarão a conhecer este projeto global e o substrato a que se dedica – o plástico e as suas várias formas de reciclagem. Terá lugar uma demonstração com o conjunto das máquinas e a utilização de diferentes moldes. Segue-se o processo de identificação e separação do plástico com origem no “lixo”.
Ao entardecer, António Fontinha e Raul Pereira trazem uma sessão de narração oral. António Fontinha traz uma homenagem ao mundo rural. O imaginário dos Contos Tradicionais Portugueses foi, durante centenas de anos, cultivado em múltiplos momentos da vida comunitária. Em setembro, um dos impactantes afazeres da ruralidade, é a vindima. Este “Entardecer com Contos” contará também com a voz de Raul Pereira, como parceiro de narração de contos do nosso património, onde a vinha do enforcado será a rainha e o vinho, o rei.
E como uma festa é sinónimo de comes e bebes, a noite leva à Casa da Memória pretiscos e tradição, ” porque a memória também tem sabor”. Segue-se a música, que encerra o programa de celebração do início da temporada. Pelo território de Guimarães, fez-se um caminho de encontro com pessoas, para a recolha de sons, cantigas, dizeres e paisagens sonoras, naturais, citadinas, artesanais ou industriais. Ao acervo sonoro recolhido, juntou-se uma estória, uma criação artística de música eletrónica contemporânea e não só.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.