Há muito para ver, ouvir e fazer esta semana em Guimarães
As seculares Festas da Cidade e Gualterianas, celebradas em Guimarães desde 1906 em honra de São Gualter, animam novamente a cidade juntamente com todos os que nela vivem e a visitam por esta altura, preservando e promovendo as tradições culturais locais mantendo-as em ligação com a atualidade.
As seculares Festas da Cidade e Gualterianas, celebradas em Guimarães desde 1906 em honra de São Gualter, animam novamente a cidade juntamente com todos os que nela vivem e a visitam por esta altura, preservando e promovendo as tradições culturais locais mantendo-as em ligação com a atualidade.
Várias são as diversões que já estão, desde o passado dia 21 de julho, a dar vida à alameda Alfredo Pimenta. Mesmo ao lado, a escola secundária Francisco de Holanda já está aberta para uma visita à exposição “Pontes de Guimarães”, organizada pela associação A Muralha. Também a Feira de Artesanato, a cumprir 25 anos, foi inaugurada na alameda de São Dâmaso.
A sexta-feira, dia 4 de agosto, ficará marcada pelo desfile e concentração de Grupos de Bombos pelas da cidade, pelos Cantares ao Desafio, no coreto do jardim da alameda de São Dâmaso, e ainda pelo Festival de Folclore, que decorrerá no Toural, a partir das 22h00.
Tal como tem sido habitual, o Fado voltará a tomar conta do largo de Donães entre sexta-feira e domingo. Este ano o espaço funcionará em colaboração direta entre a A Oficina e a Associação Guimarães Fado, a quem caberá, por completo, a programação daquela praça. No primeiro dia, marcará presença o grupo Fado1111 – Canção de Coimbra.
Ainda no dia 4, sobe ao palco da Plataforma das Artes a cantora Soraia Tavares, que lançou recentemente o seu álbum de estreia, “A Culpa é da Lua”, e AGIR, que apresentou um lado seu que poucos conheciam, em 2022, em “Cantar Carneiros”.
Os números já habituais da Feira do Gado e do Concurso Pecuário, no dia 5 de agosto, vão ocupar o campo de São Mamede. No mesmo dia, regressa um número que não se realizava desde 2019, a Batalha das Flores, que irá percorrer as ruas da cidade com a vertente sustentável a não ser esquecida. Do cortejo farão parte os carros “Portas da Vila”, “Cantarinha dos Namorados”, “Música” e “Animais”.
Mais tarde, haverá a arruada e encontro de tocadores de concertina e novamente uma noite de fados, desta vez com António Pinto Basto e Raquel Maria. A fechar o dia, o tradicional fogo de artifício, às 00h00, no largo Condessa da Mumadona.
A artista emergente Bianca Barros, que se apresentou a público com “Inevitável” e tem já outros singles como “Antes Da Noite Acabar”, “Labirinto” e “Esperava Mais de Ti”, com Nuno Lanhoso e Rita Rocha, abrirá a noite para os conhecidos D.A.M.A, que têm também apresentado novos temas como “Casa” ou “Loucamente”.
Domingo não permite que se esqueça a componente religiosa do evento, com a procissão de São Gualter complementada com as festividades litúrgicas em honra de São Gualter. Um dia que começará pelas 09h00, com o desfile e concentração de grupo de bombos e o 20.º desfile de charretes antigas. Contará ainda com fados, com o grupo Os Amantes do Fado e um despique de bandas com a Banda das Caldas das Taipas e a Banda de Pevidém.
IRMA será a primeira a subir ao palco da Plataforma das Artes nesta noite para certamente apresentar o seu álbum “Primavera” e o EP “Filha da Tuga”. Seguem-se os The Black Mamba, que, em 2021, levaram o nome de Portugal à Eurovisão com o tema “Love Is On My Side”.
A Marcha Gualteriana irá decorrer na segunda-feira de agosto, dia 7, como manda a tradição. Contará com sete carros já divulgados por José Pontes: carro da Cidade, do Egito, dos Escuteiros, do Centro Social de Brito, da Criança, do Harry Potter, de Gil Vicente, dos anos 90 e o tradicional carro das Balonas.
Este ano fica ainda marcado pelo regresso da Corrida de Cavalos, na segunda-feira, dia 7 de agosto, às 15h00, em Fermentões.
A Casa da Memória e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães estarão abertos “fora de horas”, das 10h00 às 22h00 e terão entrada gratuita de 4 a 6 de agosto.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 30, 2024
A partir de quarta-feira, dia 01 de janeiro de 2025, entra em vigor a alteração na tabela de preços de bilheteira da Museus e Monumentos de Portugal.
Dezembro 30, 2024
A GNR de Guimarães, apreendeu, no dia 28 de dezembro, 23 veículos por alterações às características construtivas, que participavam em corridas ilegais numa zona industrial, no concelho de Guimarães.
Dezembro 30, 2024
José Ferreira foi chamado a representar a Seleção Nacional Sub-21 no Torneio 4 Nações, que irá decorrer de 09 a 11 de janeiro, em Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.