Habitação no centro da agenda: Ricardo Araújo foi conhecer problemas do Bairro da Emboladoura

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, visitou na manhã desta segunda-feira, 16 de fevereiro, o Bairro da Emboladoura, em Gondar, e esteve em contacto com a população residente.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Acompanhado pelos vereadores Alberto Martins e Constantino Veiga, pelo presidente da CASFIG, Eduardo Fernandes, e pelo presidente da junta de freguesia de Gondar, Agostinho Faria, o autarca inteirou-se dos problemas existentes, ouvindo responsáveis locais e moradores, além de visitar habitações e espaços comuns. A deslocação permitiu avaliar o andamento das obras de requalificação em curso e identificar as principais preocupações da comunidade.

“Há intervenções de requalificação que têm estado a ser efetuadas, mas que ainda não estão concluídas. Urge perceber porque é que ainda não estão concluídas e qual o prazo de conclusão”, afirmou Ricardo Araújo, defendendo maior exigência na resolução dos constrangimentos.

Durante a visita, o presidente reiterou a necessidade de defender, junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o acelerar das soluções, sublinhando que uma intervenção bem-sucedida no Bairro da Emboladoura é fundamental para garantir condições dignas aos moradores. Ricardo Araújo garantiu a requlificação do espaço desportivo e parque infantil do bairro até ao final do ano.

O presidente da Câmara Municipal recordou que a habitação é uma prioridade do seu mandato, quer no reforço da oferta pública e privada, quer na requalificação do edificado existente. “A qualidade de vida é para todos e não pode excluir ninguém”, afirmou.

Em menos de três meses de funções, o autarca revelou ter manifestado à Secretária de Estado da Habitação a disponibilidade do Município para acolher a propriedade dos imóveis atualmente sob gestão do IHRU, desde que devidamente requalificados ou acompanhados do respetivo envelope financeiro. “A Câmara e a CASFIG têm uma proximidade maior com a Junta de Freguesia, com as associações de moradores e com os próprios moradores”, sustentou, mostrando-se otimista quanto a esta solução e à disponibilidade do Governo.

A agenda dedicada à habitação prosseguiu durante a tarde, no Porto, com uma reunião de trabalho entre o presidente da Câmara e o presidente do IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, reforçando a articulação institucional para acelerar respostas e assegurar melhores condições aos vimaranenses que vivem nos Bairros Sociais.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS