Havemos de nos casar, um livro “motivador”
Artigo publicado na edição de novembro da revista Mais Guimarães.
“Havemos de nos casar” é uma história “feita de muitas histórias”, e o nome do terceiro livro da vimaranense Susana Monteiro. Depois de “Meu mar” em 2018, e “Jardins de mim” em 2019, Sónia Monteiro apresentou, nas instalações da Cercigui em Guimarães, instituição para a qual revertem os direitos de autor do livro, no passado dia 23 de outubro, esta história baseada em acontecimentos da sua vida.
Na apresentação, para além de muitos amigos da escritora, “uma fantástica plateia”, como contou à Mais Guimarães, marcaram presença também Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, e Carlos Guimarães, médico vimaranense que assina o prefácio.
“Havemos de nos casar” é um livro que retrata “um pouco da minha vivência, e também de outras pessoas com quem me fui cruzando”, uma “história de reencontros”, diz Susana Monteiro. “É uma verdadeira lição da vida”, acrescenta, esperando que os leitores sintam ao lerem o livro que “por muito que mal que possam estar há sempre pessoas que estão pior e há sempre forma de ultrapassarmos os obstáculos. Se tivermos força, se acreditarmos, tudo é possível”, vinca a escritora.
Com três livros em três anos, e com um quarto “a ser cozinhado”, Susana Monteiro diz que esta é uma forma de deixar o seu “legado, qualquer coisa meu neste mundo”. Recorde-se que o primeiro livro, “Mar meu” foi lançado num período “muito difícil” da sua vida, quando lhe foi diagnosticado cancro. Os direitos de autor deste novo livro revertem para a Cercigui, instituição vimaranense que dá apoio a pessoas com deficiência e suas famílias, quando adquiridos na instituição ou junto da autora. No primeiro livro, parte das receitas reverteram para a Carlota, e no segundo para a menina Rafinha. À Mais Guimarães, Susana Monteiro diz fazer “todo o sentido” manter o “caráter solidário” dos seus livros.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.
Novembro 5, 2024
Guimarães prepara-se para acolher a II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Guimarães, em Creixomil, um evento que irá aquecer o outono com sabores autênticos e promover a sustentabilidade.