Heróis do Mar mais perto do Mundial após vitória em Guimarães

O Pavilhão Unidade Vimaranense, em Guimarães, recebeu o embate entre Portugal e Bósnia e Herzegovina, a contar para a primeira mão do Play-Off de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2025.

© Vitória SC

Portugal leva na mala 10 golos de vantagem (29-19) para o embate da segunda mão, que terá lugar no próximo domingo, pelas 16h00, na cidade de Tuzla, no país dos balcãs, com transmissão na RTP2. Em caso de vitória, a seleção lusa carimba terceira qualificação consecutiva de Portugal para um Campeonato do Mundo.

Recorde-se que o Campeonato do Mundo de 2025 terá lugar na Croácia, Dinamarca e Noruega, entre 14 e 02 de fevereiro do próximo ano.

Neste encontro em Guimarães, a seleção lusa esteve sempre por cima do marcador, embora durante a primeira parte, em vários momentos, a distância esteve entre os 2-3 golos. Os “heróis do mar”, no entanto, com alguma tranquilidade mantiveram o resultado a seu favor e as equipas foram para o intervalo já a 14-09.

A Bósnia e Herzegovina nunca desistiu da luta e até conseguiu aproximar no ínicio da segunda metade, no entanto, um bom desempenho da defesa portuguesa, e um parcial de três golos sem resposta do vimaranense Rui Silva levou o encontro a 24-16, quando faltavam pouco mais de 10 minutos para o final.

Rui Silva, a par de Pedro Portela, foram os melhores marcadores da seleção nacional, com cinco golos. O vimaranense com 100% de eficácia.

© FPA

Paulo Pereira, selecionador nacional, mostrou-se bastante satisfeito com este resultado: “Estamos com um pé e meio no Mundial, podemos assumir isso. Mas ainda há um segundo jogo a fazer e é nisso que temos de pensar. Lá, normalmente, em termos emocionais, os bósnios ‘montam a tenda’. Tentam criar o máximo de problemas para nos tirar o controlo do jogo. Vamos preparados para isso e ver o que podemos fazer melhor do que fizemos hoje”.

O selecionador acrescentou que “Foi um excelente jogo, com bons momentos táticos e soubemos sofrer em alguns momentos do encontro e fomos resolvendo os problemas. Dez golos é uma vantagem fantástica numa qualificação.”

Neste jogo na cidade berço, houve tempo para diversas homenagens, a primeira das quais, do Vitória SC, pela mão de Silvério Alves, diretor das modalidades do clube vimaranense à Federação de Andebol de Portugal, pelos seus 85 anos, a Miguel Laranjeiro, presidente da instituição que tutela a modalidade em Portugal.

De seguida, foi Miguel Martins o galardoado, pela mão de Rosa Mota, e pelo dirigente máximo da Federação, na atribuição das 100 internacionalizações ao central português, conquistada no encontro frente à Suécia, no EHF Euro 2024.

E, por último, Martim Costa que recebeu de Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, e de, Miguel Laranjeiro, o troféu de Top Scorer do Campeonato da Europa e de Melhor Lateral Esquerdo da competição.

(Com FPA)

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES