Homenagem a D. Afonso Henriques no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra
Passagem do 837º aniversário do seu falecimento.

afonso-henriques-barra-natal
Este domingo, dia 4 de dezembro, seguirá de Guimarães para Coimbra uma “embaixada” de 80 cidadãos vimaranenses com o propósito de prestar homenagem a D. Afonso Henriques no Mosteiro de Santa Cruz, na passagem do 837º aniversário do seu falecimento.

Pelas 11h30, está prevista a celebração de uma Missa presidida pelo padre Anselmo Ramos Dias Gaspar, antigo Pároco de Santa Cruz, e solenizada pelo grupo coral Chorus Anima Populi, no final da qual será depositada uma coroa de flores no Panteão do Rei Fundador.
Para as 15h00, está programada uma sessão na Sala do Capítulo com a presença do padre Pedro Alexandre Pinto dos Santos, em representação da Diocese de Coimbra, do padre Albano Figueiredo, diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e de José Ribeiro e Castro, presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
Será abordado o desígnio de comemoração dos 900 anos de Portugal no ano de 2028, assim como o estabelecimento de acordos de amizade e cooperação entre as entidades presentes, com vista à realização de ações destinadas a aprofundar o conhecimento histórico sobre a vida e obra de D. Afonso Henriques.