HOSPITAL DA SENHORA DA OLIVEIRA CELEBRA 25 ANOS COM 25 OLIVEIRAS

Foi com a plantação de 25 oliveiras que o Hospital da Senhora da Oliveira (HSO) celebrou os 25 anos. Uma cerimónia simbólica que contou com a participação de várias crianças e com Carla Martins, a primeira bebé a nascer na unidade hospitalar.

Na unidade hospitalar de Guimarães, já deram à luz 84 mil bebés nos seus 25 anos de existência. Neste momento, o hospital serve seis concelhos do Vale do Ave. Delfim Rodrigues, presidente do Conselho de Administração do Hospital, reconhece a qualidade do serviço da Unidade de Cuidados Intensivos do serviço de Neonatologia. “São 2520 cidadãos que não sobreviveriam”, disse.

As melhorias na maternidade do HSO já foram introduzidas com a criação de quartos individuais para acolher as parturientes, os recém-nascidos e os pais.

Fonte do hospital adianta que os pais ou acompanhantes significativos da parturiente têm direito a cama e todas as condições de conforto para estarem durante o período de internamento.

Há outros hospitais públicos do norte do país que também oferecem a possibilidade dos pais ficarem com as mães durante todo o período de internamento, no entanto o HSO é dos poucos que planeia dar todas as condições de conforto aos pais – em Braga, por exemplo, os pais descansam num cadeirão e não podem fazer a sua higiene nos quartos.

O HSO esclarece que os pais podem ficar com as mães após o parto, porque no período que antecede o nascimento do bebé, as grávidas estão numa outra ala que não sofrerá as alterações necessárias à criação de quartos individuais. Num trabalho cada vez maior de envolvimento dos pais em todo o processo de responsabilidade parental, os pais há já alguns anos que podem assistir aos partos.

Delfim Rodrigues realçou a importância no panorama nacional do hospital de Guimarães durante este quarto de século. “É o maior centro de formação de profissionais da área da Saúde, como médicos, enfermeiros e restantes técnicos, depois das grandes cidades Lisboa, Porto e Coimbra”, afirmou.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?