Hospital de Guimarães implementa nova técnica endoscóspica em doentes com Parkinson
O Serviço de Gastrenterologia e o Serviço de Neurologia do Hospital da Senhora da Oliveira-Gumarães, conseguiram implementar com sucesso uma nova técnica de administração através de PEG - Jejunal de terapêutica avançada anti-parkinsónica de gel de levodopa (Duodopa) na Doença de Parkinson.
Esta técnica de Gastrenterologia endoscópica diferencia-se tecnicamente pela “minúcia de a PEG ter um prolongador fino cuja extremidade fica posicionada no jejuno (porção proximal do intestino delgado). A PEG-Jejunal é posteriormente conectada a máquina extra-corporal de perfusão contínua de gel de levodopa (Duodopa)”, adianta fonte hospitalar.
Daí que a perfusão de gel de levodopa diretamente no jejuno “permite a sua absorção intestinal de forma contínua e controlada o que se traduz num perfil farmocinético previsível, em “plateau” e sem flutuações, e consequente estimulação dopaminérgica contínua e constante no sistema nervoso central”.
Esta terapêutica avançada está indicada em doentes com Doença de Parkinson em estadio avançado, sem resposta à terapêutica anti-parkinsónca oral, permitindo estender, desta forma, sobrevida com qualidade.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.
Dezembro 26, 2024
O Vitória Sport Clube anunciou uma Conferência de Imprensa para a apresentação do novo treinador da equipa principal, com início pelas 14h30 no auditório do estádio D. Afonso Henriques.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.